Ciências de Engenharia Aeroespacial

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Lusófona do Porto surge numa região com um posicionamento geográfico privilegiado, como agente de desenvolvimento da segunda maior região metropolitana portuguesa, que pretende afirmar-se como capital de uma muito maior região europeia. A seu favor conta com o já elevado número de empresas que, de raiz ou por diversificação de áreas de negócio, englobam atividades ligadas à Engenharia Aeroespacial, com tendência de crescimento cada vez mais acentuado. Estes factos mostram valores muito favoráveis para os indicadores de empregabilidade.

A licenciatura em Ciências de Engenharia Aeroespacial contribui para que a Universidade Lusófona do Porto sirva uma população de estudantes mais alargada, especialmente aquela que deseja dar continuidade aos seus estudos após a conclusão do 12º ano de escolaridade e que, também porque mais jovem, mais se interessa por áreas de grande inovação e desafios, com forte componente tecnológica de vanguarda, onde a Engenharia Aeroespacial surge como um dos seus expoentes máximos.

 

Objetivos

Suportada numa equipa docente altamente qualificada, com professores de carreira que incluem no seu currículo uma vasta experiência de trabalho na industria nacional e europeia, a licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade Lusófona do Porto visa formar profissionais com competências e conhecimentos ajustados às atividades de projeto, fabricação, teste, gestão, funcionamento e manutenção de aeronaves, veículos espaciais e satélites artificiais.
Pretende-se formar diplomados com competências técnicas e científicas que suportem uma abordagem profissional com sucesso no trabalho desenvolvido em Engenharia Aeroespacial. Para o efeito durante o ciclo de estudos desenvolvem-se as competências dos futuros licenciados em Ciências de Engenharia Aeroespacial, onde se incluem quer as de natureza genérica -instrumentais, interpessoais e sistémicas – quer as de natureza específica associadas à Engenharia Aeroespacial, e onde a componente experimental e de projeto desempenham um papel importante.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

  • Formação geral em áreas de base de Engenharia e capacidade de visão sistémica sobre a área de formação do curso.
  • Conhecimento aprofundado das Ciências de Engenharia Aeroespacial que permita uma visão integrada dos princípios, protagonistas e tecnologias da área.
  • Idem, da problemática do risco, natureza e metodologias para sua avaliação, e do histórico de acidentes mais emblemáticos de proteção civil.
  • Conhecimento especializado para a prática de diferentes atos de Engenharia Aeroespacial, nomeadamente, a realização de experiências, de estudos, projetos, planos, manufatura de protótipos, auditorias e peritagens.
  • Capacidade de liderança e de gestão.
  • Capacidade de autoaprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de avaliação de situações, tomada de decisões em problemas no âmbito da área de formação e respetiva fundamentação sob os aspetos científicos, sociais e éticos relevantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.