Instituições de Ensino:
Endereço
Avenida Primeiro de Maio 164, 2430-211 Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoObjetivos do Curso
O Curso de Pós-Graduação em Educação Especial tem como objetivo o estudo aprofundado das estratégias de desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas e sócio-afectivas que permitam a compreensão da educação como sistema e como processo, bem como de estratégias conducentes a um processo de integração sócio-educativo de crianças com necessidades educativas especiais.
Procura ainda aliar uma formação atualizada a uma sólida base cultural, preparando os seus diplomados com as competências necessárias para o desempenho de funções.
- Explicitar os conceitos relevantes no âmbito da Educação Especial;
- Praticar técnicas e instrumentos de avaliação diagnóstica;
- Analisar estratégias específicas de intervenção em Educação Especial;
- Abordar metodologias de adaptações curriculares personalizadas;
- Desenvolver competências necessárias ao trabalho multidisciplinar;
- Dinamizar formas de envolvimento parental.
Saídas Profissionais
Este Curso de Pós-Graduação pretende dar orientações e recriar competências que visem qualificar para o exercício de funções que despoletem um melhor acompanhamento e integração sócio-educativo das crianças com necessidades educativas especiais, potenciando as suas próprias competências enquanto seres individuais e sociais.
Nesta perspetiva pretende-se desenvolver competências de intervenção, de formação, de supervisão e de avaliação e competências de consultoria de forma a ajustá-las às comunidades onde se inserem, sem prejuízo da eficiência e eficácia da sua condução e da sua estruturação na unidade nacional de ensino.
Assim sendo, este curso de pós-graduação é uma mais-valia para a formação sólida, coerente e actualizada destes profissionais do ensino.
- Funções de atendimento a populações especiais em geral e em particular a crianças e jovens com necessidades educativas especiais em instituições públicas ou privadas;
- Integração em projectos de apoio à inclusão de grupos marginalizados;
- Desenvolvimento de programas de formação nas áreas de Educação Especial e de Inclusão;
- Desempenho de funções de Educação Especial no âmbito do Ministério da Educação;