Ciências da Engenharia - Engenharia Civil (preparatório)

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Uac | Ponta Delgada
ID:
MI
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Mãe de Deus Apartado 1422 9501-801 Ponta Delgada   Ver mapa

Categorias

Mestrado Integrado

Apresentação do Curso

Ao abrigo do convénio existente entre a Universidade dos Açores e o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, são ministrados na Universidade dos Açores os dois primeiros anos do curso conducente aos graus de licenciado em Ciências de Engenharia – Engenharia Civil e de mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os alunos que concluírem com aproveitamento os dois primeiros anos do curso prosseguem estudos no IST, ingressando no 3.º ano do curso.

 

Objetivos

A Engenharia Civil tem como principal finalidade a conceção, o projeto e a exploração de sistemas que, efetuando o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, com especial ênfase na melhoria da sua qualidade de vida.

Matérias tão vastas como a Mecânica dos Materiais, a Hidráulica e a Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional muito polivalente e possibilitando-lhe a atuação em setores diversificados e, por vezes, até complementares, como sejam: a) conceção, o projeto, a construção e a manutenção de edifícios e pontes; b) obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais; c) transportes, sistemas e infraestruturas, numa perspetiva de uma adequada gestão urbanística e ambiental.

A engenharia civil é uma atividade profissional regulamentada pela Ordem dos Engenheiros que se consubstancia na aplicação de conhecimentos teóricos, práticos e experimentais, enquadrados por constrangimentos de natureza económica, ambiental, social e ética.

 

Saídas Profissionais

O licenciado em Ciências de Engenharia – Engenharia Civil  fica capacitado para desenvolver a sua atividade profissional nas seguintes áreas: a) gabinetes de projeto; b) diversas indústrias ligadas ao setor da construção; c) empresas de infraestruturas (água, saneamento, eletricidade, gás, redes viárias); d) organismos da administração central, regional e municipal; e) atividades de manutenção e gestão de operações; f) avaliação de projetos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras); g) atividades técnico-comerciais; h) laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial.

No exercício da sua profissão os engenheiros civis intervêm especificamente nas seguintes atividades: a) projetos de estruturas; b) projetos de geotecnia e de modelação do terreno; c) projetos de sistemas e redes de águas, saneamento e resíduos sólidos; d) projetos de intervenções em construções existentes; e) projetos de demolição e reciclagem dos resíduos de construção e demolição; f) projetos de vias de comunicação e de transportes; g) projetos de hidráulica fluvial e marítima; h) direção de obras; i) fiscalização de obras; j) produção de materiais e componentes e desenvolvimento de processos da construção; k) gestão da qualidade e da segurança no trabalho da construção; l) manutenção de empreendimentos; m) avaliação do património e da propriedade.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook