Ciências da Educação

FPCEUC Logo curso02 eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Coimbra | FPCEUC
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua do Colégio Novo 3000-115 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos do Curso

A realização do terceiro ciclo vem possibilitar a criação de condições para uma formação mais especializada e, ao mesmo tempo, fomentar a produção de redes de Investigação, contribuindo para a promoção de programas de cooperação internacional.

Visa-se, com este nível de estudos, a criação de massa crítica em domínios disciplinares específicos da Educação e em domínios interdisciplinares, que viabilizem uma dinâmica tecnológica e cultural de elevada exigência.

Assim pretende-se que os doutorandos, adquiram uma formação especializada em diferentes áreas das Ciências da Educação, aprofundando e exercitando as suas competências de investigação, desenvolvam capacidades criticas de modo a reforçar as ligações ao sistema educativo, promover a sua qualificação, desenvolvam o pensamento reflexivo, fundamentando e diversificando o diagnóstico das situações problemáticas e as suas hipóteses de solução.

Além disso pretende-se impulsionar o estatuto científico da própria instituição, expandido os projectos de investigação em curso e desenvolvendo novos projectos em resposta às necessidades das próprias comunidades.

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor organiza-se em duas modalidades diferentes: sem curso e com curso.

No primeiro ano de uma edição de doutoramento com curso não serão aceites candidaturas a doutoramento sem curso na mesma área de especialidade e temática. O ciclo de estudos, correspondente a 180 ECTS, tem uma duração mínima de dois anos e máxima de cinco anos.

O ciclo de estudos com curso comporta uma parte curricular, correspondente a 60 ECTS, designada por curso de estudos avançados, e a elaboração de uma dissertação, correspondente a 120 ECTS.

 

Saídas Profissionais

O propósito deste ciclo de estudos é de proporcionar formação ao longo da vida, aprofundando conhecimentos e fornecendo atualizações metodológicas, quer para um exercício profissional mais consistente, quer para o ingresso/progressão na carreira, designadamente, na carreira de docente e investigador do Ensino Superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.