Ciências Biomédicas Laboratoriais

logo ualg institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAlg
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos

A formação em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) qualifica para o exercício independente e autónomo do conteúdo funcional das profissões de Análises Clínicas e Saúde Pública (ACSP) e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APCT), assegurando a aquisição e desenvolvimento de capacidades e competências próprias, conforme regulação do respetivo exercício profissional (D.L. nº 261/93, de 24 de Julho, do D.L. nº 320/99, de 11 de Agosto, do D.L. nº564/99, de 21 de Dezembro), adquiridas até aqui através das referidas licenciaturas.

O Curso em CBL proporciona a aquisição de conhecimentos, competências e aptidões requeridos para o exercício profissional, mantendo as funções, a autonomia e as responsabilidades inerentes a cada uma das profissões. Ao longo da sua formação, os licenciados em CBL são capacitados nas áreas de competência com maior polivalência e expressão no âmbito das duas profissões, tais como Bioquímica Clínico-Laboratorial, Hematologia Clínico-Laboratorial, Microbiologia Clínico-Laboratorial, Saúde Pública, Imunohemoterapia Clínico-Laboratorial, Citopatologia, Histotecnologia, Tanatologia Clínica e Forense, Tecnologias Imunohistoquímicas, Patologia Molecular e Genética. Estas áreas, com elevada representação no plano de estudos, são abordadas e desenvolvidas de modo integrado, baseado num modelo de ensino prático e teórico-prático, aliado à realização de estágios, focados na consolidação de conhecimentos e nos objectivos e competências profissionais a adquirir.

 

Saídas Profissionais

As Ciências Biomédicas Laboratoriais constituem-se como as áreas científicas de investigação clínico-laboratorial por excelência, actuando no campo do rastreio e prevenção, prognóstico e diagnóstico, terapêutica e monitorização da doença. Os profissionais de CBL são altamente especializados e polivalentes, usufruindo de uma forte a adequação e inserção no mercado de trabalho nacional e internacional, bem como de aptidões para o prosseguimento de estudos e investigação.

Dando uma resposta competitiva às actuais exigências profissionais e à própria conjuntura socioeconómica, estes profissionais são reconhecidos pelas organizações internacionais representativas das profissões, o que aumenta a sua saída profissional, dado que o enquadramento no espaço europeu vem potenciar as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho nacional e internacional.

Desta forma, os licenciados em CBL, podendo exercer no âmbito do diagnóstico e terapêutica, podem ainda desenvolver a sua actividade nas áreas da investigação, do ensino ou da gestão. Podem, assim, actuar ao nível de diversos contextos, nomeadamente em:

– Unidades hospitalares públicas e privadas;

– Laboratórios públicos e privados;

– Centros de saúde e de diagnóstico;

– Centros de Investigação e Desenvolvimento;

– Laboratórios de investigação, em instituições públicas e na indústria;

– Empresas e Indústria de diagnóstico e de equipamento especializado;

– Ensino e Investigação em Instituições do Ensino Superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.