Ciências Biomédicas

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Ciências Biomédicas (LCBM) funciona desde 2006 na Universidade de Aveiro. Desde a sua abertura tem-se mantido como uma das licenciaturas mais procurados da Universidade de Aveiro, com os seus estudantes a apresentarem as melhores médias de ingresso da Universidade. A LCBM é o único curso de 1º ciclo do Departamento de Ciências Médicas.

Atualmente beneficia do ambiente científico ideal devido à presença no mesmo espaço físico do IBIMED – Instituto de Biomedicina de Aveiro.

O corpo docente da LCBM é composto por pessoas com formações muito diversificadas, altamente motivados e sempre disponíveis. A grande maioria dos docentes tem também atividade de investigação de elevada qualidade.

O curso é ideal para os interessados em ciências médicas e abre aos estudantes uma grande variedade de opções de carreiras, incluindo investigação médica na indústria farmacêutica ou em institutos públicos ou privados, medicina de diagnóstico ou forense, transferência de tecnologia ou marketing de produtos biomédicos.

Os estudantes da LCBM vão desde pessoas que já sabem exatamente o que pretendem seguir no futuro até pessoas que não pretendem fixar-se num tópico específico nesta fase precoce da sua formação.

A qualidade da LCBM e o ambiente de suporte do Departamento de Ciências Médicas, do IBIMED e da Universidade de Aveiro é atestada pela baixa taxa de reprovações dos estudantes e a elevada taxa de empregabilidade dos licenciados (96%) em indústrias farmacêuticas e laboratórios/institutos de investigação (onde estão a realizar os seus doutoramentos). Os LCBM completaram os seus estudos com mestrados no Departamento, na Universidade ou noutras Universidades.

A Licenciatura em Ciências Biomédicas (LCBM) pretende que os estudantes, futuros licenciados, tenham as seguintes competências: comunicadores, colaboradores, organizadores, especialistas em Biomedicina, investigadores, professores e profissionais. As Ciências Biomédicas têm por objetivo a integração de conteúdos de várias áreas de modo a poder entender-se a ciência das causas, diagnóstico e tratamento de doenças (biologia das doenças). O conteúdo programático inclui, por isso, conteúdos científicos fundamentais de base e conteúdos de especialidade das ciências biomédicas integrados através do estudo da biologia das doenças. Assim, os conteúdos de base abordados são a biologia, bioquímica, bioestatística e técnicas laboratoriais, sempre associados aos humanos. Para além destes, são também muito relevantes tópicos mais específicos como: fisiologia, anatomia e patologia associada aos diferentes sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.