Ciência Política e Estudos Eleitorais

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciência Política da ULP tem por principal missão estratégica dotar os seus graduados com competências no âmbito dos processos políticos, bem como nas áreas de conhecimento que servem de suporte à atividade política contemporânea.

Esta licenciatura em Ciência Política dá resposta às exigências das áreas da Administração Pública, Teoria das Políticas Públicas, União Europeia e Gestão Pública. Assim, são integradas temáticas sobre Modelos de Gestão Pública e Políticas Públicas que se acrescentam à Administração Regional e Autárquica e ao Direito Administrativo.

A Sociologia Política e a História da Democracia surgem como outras temáticas fundamentais para conhecer as bases sociológicas da política e para revisitar a democracia nas suas várias facetas. Este curso dá também extrema importância à componente de Estudos Europeus, com a história da construção europeia e o sistema político e jurídico da União, vista a centralidade e a originalidade deste processo.
As restantes áreas de estudo são dedicadas à Ciência e à Teoria Política, às Relações Internacionais e a matérias que se cruzam intensamente com a política, do Direito à Economia, sem descurar as componentes metodológicas.

Na reta final do curso dá-se os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos através de estágio ou monografia, abrindo assim caminho para, ao terminar o curso, o estudante poder, além da ciência política e dos estudos eleitorais, equacionar duas opções especializadas, por exemplo, a nível de mestrado, nestas matérias.
O plano de estudos da licenciatura em Ciência Política oferece aos graduados instrumentos muito úteis para uma eficaz conversão profissional em várias áreas de empregabilidade.

 

Objetivos

O Curso de Ciência Política visa dotar os estudantes de competências para a compreensão dos fenómenos e processos políticos e as formas sociais que dão corpo a estes processos, ou seja organismos e instituições políticas. Sendo um Curso que, naturalmente, desenvolve e aprofunda a dimensão da cidadania, permite, ao mesmo tempo, uma compreensão cabal do complexo institucional das sociedades, dos mecanismos de formação e constituição das instituições públicas e dos processos de organização social, com vista à formação e organização do poder e à consequente produção da decisão política.

Do ponto de vista profissional, este curso dota os estudantes de capacidades profissionais muito variadas que vão desde funções no aparelho de Estado, no sistema de partidos, no sistema autárquico, nas organizações e instituições internacionais, nas grandes organizações empresarias, na diplomacia.
Em síntese, este curso contribui para não só para o enrobustecimento da dimensão da cidadania, ao mesmo tempo que abre um vasto leque de competências que permite aos profissionais desempenharem funções nos mais variados setores da atividade social.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A variedade de Unidades Curriculares presente no Plano de Estudos (desde o Direito, à Economia, às Relações Internacionais, Comunicação e Administração Pública, além do núcleo base de unidades curriculares próprias de um curso de Ciência Política) fornece aos estudantes os instrumentos fundamentais para acederem às problemáticas próprias de cada um dos setores fundamentais que integram a sociedade contemporânea.

O estudante de Ciência Política não só está em condições de compreender e de agir em matéria de organização de Estados, de Sistemas Eleitorais, de Movimentos e Partidos Políticos e outras matérias relevantes da Ciência Política, como também em matéria de Ordenamento Jurídico, de Sistema Económico ou de Dinâmicas e Movimentos Sociais.
O estudante de Ciência Política não só possui uma formação em cidadania ativa muito elevada como também está em condições de agir com competência técnica e profissional em todas a as áreas atrás referidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.