Ciência de Dado

ismat curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAT
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33, 8500-656 Portimão   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A nova licenciatura em Ciência de Dados visa formar cientistas de dados que, aliando sólidos conhecimentos nas áreas da Matemática, Estatística e Informática, atuem na promoção e utilização dos dados no apoio à decisão e na resolução de problemas complexos da ciência, gestão e sociedade. Diante da enorme quantidade de dados disponíveis atualmente, provenientes das mais diversas fontes, existe uma procura crescente por cientistas de dados, tornando esta uma das profissões com maior empregabilidade.

Os profissionais formados por este curso terão competências analíticas e tecnológicas fundamentais para que sejam agentes de mudança e transformação digital nas empresas através da Ciência de Dados, pelo que também serão preparados para o ambiente de negócios através de unidades Curriculares na área da Gestão, entre as quais as de Business Analytics e Tourism Analytics, consideradas de grande relevância no contexto atual de recuperação económica de Portugal e, em particular do Algarve, em que o turismo assume um papel de destaque.

O curso privilegia uma abordagem multidisciplinar Challenge Based Learning (CBL), com vista à resolução de desafios reais com recurso a dados.

 

Saídas Profissionais

De acordo com o “The Future of Jobs Report 2020” elaborado pelo Word Economic Forum, os cientistas e analistas de dados lideram o ranking das profissões emergentes.

A procura crescente por profissionais ligados a dados e a carência de profissionais faz com que sejam muito disputados e bem remunerados. Considerando o salário, satisfação no trabalho e vagas abertas, a profissão de ‘data scientist’ foi classificada pela ‘glassdoor’ como a melhor nos EUA de 2016 a 2019. Ficou em terceiro lugar em 2020, mas com pontuação inferior às 2 primeiras apenas no número de vagas abertas.

Os cientistas de dados são procurados por organizações públicas ou privadas, das mais diversas áreas, que procuram profissionais capazes de obter valor a partir de dados, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e para avanços científicos baseados em evidências.

O curso constitui também uma formação sólida para quem deseje prosseguir os seus estudos para um Mestrado, em área relacionada com a Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.