Biotecnologia Aplicada

LOGO Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLUSO | EET
ID:
CT
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa   Ver mapa

Apresentação

A biotecnologia oferece soluções tecnológicas para muitos dos desafios emergentes na sociedade em diferentes setores da saúde, na área farmacêutica e alimentar e em otimização de recursos energéticos na área do ambiente e agro-alimentar. As soluções biotecnológicas são transversais a estas áreas e como tal deverão ser suficientemente abrangentes para criar bases que alavanquem em aplicações práticas no mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Portuguesa de Bioindústrias, em Portugal, o sector da biotecnologia tem crescido nos últimos anos com a criação de novas empresas nas mais variadas áreas, sendo hoje em dia um sector de bioindústrias competitivo que se assume como importante na criação de emprego. Seguindo a tendência europeia, o número de empresas biotecnológicas aumentará nos próximos anos, havendo uma necessidade clara de formação de técnicos especializados nos mais variados processos químicos e biológicos.

Atualmente, verifica-se a necessidade de reforçar o desenvolvimento e a consolidação da indústria. Para tal, serão necessários no mercado de trabalho técnicos devidamente qualificados e especializados. Por isso mesmo, o CTeSP de Biotecnologia Aplicada, do Instituto Politécnico da Lusofonia, vai em linha com estas tendências e pretende dar solução a futuras necessidades. A formação de técnicos profissionais de biotecnologia aplicada, área emergente ainda recente, pretende lançar no mercado local e nacional pessoas altamente qualificadas que podem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias nas indústrias locais e em última instância reforçar as capacidades cientificas e inovadoras do país.

 

Objetivos

Formar técnicos profissionais aptos a elaborar, aplicar, optimizar e gerir metodologias e processos em produtos de aplicação nos setores da saúde, ambiente e agroalimentar.

 

Saídas Profissionais

Os diplomados do CTeSP de Biotecnologia Aplicada do IP Luso podem desempenhar funções no seguintes domínios:

  • Indústrias biotecnológicas, ambiente, agroalimentar, farmacêutica, cosméticos e afins;
  • Apoio à consultoria e coordenação de gabientes de projetos na área;
  • Laboratórios de Tecnologias Forenses, análises biológicas, químicas e bioquímicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.