Biorrecursos

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Europa 2020 considera que os biorrecursos são fundamentais para um crescimento económico mais ecológico e inteligente. Num planeta de recursos limitados, a inovação tecnológica tem descoberto novas formas de valorizar, reciclar e reconverter recursos biológicos. Através dos biorrecursos estamos a redefinir a forma como aproveitamos o mar, as florestas e as indústrias, para desenvolver novas soluções energéticas, produtos de consumo e medicamentos, garantindo uma gestão sustentável do ecossistema. Com a licenciatura em Biorrecursos, o ISEP forma profissionais capazes de fazer o aproveitamento racional e gestão sustentável dos biorrecursos; desenvolver novos bioprodutos para as áreas alimentar, cosmética e farmacêutica; controlar a qualidade de bioprodutos; resolver problemas ambientais ligados à recuperação de solos e águas.

O plano de estudos foi pensado numa lógica multidisciplinar, cruzando conteúdos das ciências da vida, física, ambiente e da emergente área dos biorrecursos. A orientação prática é assegurada através da análise de estudos de caso e de aulas laboratoriais, podendo os estudantes aproveitar o último semestre para desenvolver um projeto final junto de uma empresa ou grupo de investigação. Esta oferta formativa inovadora em Portugal teve a sua primeira edição em 2015-2016, abrindo a oportunidade dos futuros diplomados trabalharem em áreas de forte expansão no futuro. Grau conferido Licenciado/a em Biorrecursos Parcerias Os finalistas da licenciatura em Biorrecursos poderão vir a desenvolver o projeto final junto de empresas como o Grupo Amorim, Galp, Ach Brito, Bioportdiesel, Unicer e  Sogevinus Finewines entre outras.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos. Perspetivas de carreira Atendendo à diversidade de aplicações dos biorrecursos, as saídas profissionais para os licenciados nesta área são muito diversas: empresas de serviços, apoio técnico-científico, entidades estatais, instituições de investigação científica e de desenvolvimento, indústrias de fermentação, agroalimentares, farmacêuticas, químicas, desenvolvimento de novos materiais e produtos, gestão ambiental e no sector das bioenergias, entre outras oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.