Biomateriais e NanoMedicina

Logo FCTNOVA eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

No futuro próximo, a aplicação dos Biomateriais e da Nanotecnologia à área da saúde levará a Medicina a um novo patamar. NanoMedicina é a designação dada ao conjunto de três áreas científicas que têm por denominador comum o aproveitamento das propriedades físicas, químicas e biológicas frequentemente únicas que os materiais à micro e nanoescala possuem. Essas áreas são: o nanodiagnóstico (diagnóstico in vitro e imagem in vivo); a nanoterapêutica (entrega dirigida e libertação controlada de fármacos); e a medicina regenerativa (engenharia de tecidos e terapias celulares).

A importância da utilização dos Biomateriais e da Nanotecnologia no desenvolvimento de plataformas para terapêuticas avançadas é reconhecida pela Agência Europeia do Medicamento na sua reflexão estratégica para 2025, que pode consultar aqui,  que destaca a importância que estas tecnologias emergentes irão ter nos futuros cuidados de saúde.

Objetivos

O Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina é um curso único em Portugal e com características invulgares no contexto internacional. Tem por objetivo formar mestres com conhecimento multidisciplinar avançado na área dos Materiais com aplicações Biomédicas e das Nanotecnologias de processamento de materiais e produção de dispositivos com aplicação à Biomedicina, tais como:
  • Novos biossensores para a deteção precoce de marcadores de doença através de métodos não invasivos;
  • Agentes de contraste para diagnóstico por imagem médica;
  • Novas formas de encapsulamento e controlo da entrega de fármacos que possam aumentar a sua eficácia terapêutica e minimizar efeitos secundários;
  • Criação de órgãos e tecidos bio-sintéticos para aplicação clínica e como modelos de in vitro para teste da segurança e eficácia de novos fármacos e cosméticos.

Adicionalmente, os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem competências para projetar e conduzir projetos/experiências científicas e interpretar os respetivos resultados e para comunicar de forma eficaz em ambiente académico e empresarial.

 

Saídas Profissionais

Os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem um conjunto único de conhecimentos e aptidões que faz deles profissionais essenciais tanto em grupos de investigação dedicados a estas áreas como em indústrias com elevado impacto económico para fazer face às necessidades de um mercado em desenvolvimento e inovação exponencial, por exemplo: as indústrias de dispositivos médicos, farmacêuticas, de cosméticos e de tecidos e órgãos bio-sintéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.