Biologia Molecular e Celular

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Os recentes desenvolvimentos nas ciências biomoleculares, nomeadamente na sequenciação de genomas, mapeamento de redes de interações moleculares, biologia de sistemas, biologia estrutural, evolução molecular e desenvolvimento celular são um desafio significativo para o ensino da biologia. Tais desenvolvimentos abrem, contudo, novas oportunidades de compreender de modo integrado o funcionamento e evolução da vida.

As quantidades de informação associadas aqueles avanços requerem novas metodologias de ensino-aprendizagem e uma forte integração de conhecimentos. Nesta perspetiva, o segundo ciclo de Biologia Celular e Molecular dá ênfase ao estudo dos genomas, regulação e desenvolvimento celular e evolução molecular, apostando-se numa forte componente teórico-prática e prática que permita aos alunos aprofundar conhecimentos e adquirir treino laboratorial nas metodologias modernas de Biologia Molecular e Celular.

A esta componente, junta-se uma formação em Bioempreendorismo que deverá potenciar a transferência dos conhecimentos adquiridos no 2º ciclo para o mercado de trabalho e criação de microempresas de biotecnologia. A Biologia Celular e Molecular é um dos pilares da biotecnologia, pelo que uma formação sólida naquelas áreas pode gerar competências importantes para o desenvolvimento de microempresas ligadas à indústria farmacêutica e biotecnológica.

A introdução crescente de novos métodos de diagnóstico molecular e genético no serviço nacional de saúde e na indústria agroalimentar requere profissionais com formação sólida em ciências biomoleculares. O 2º ciclo de Biologia Molecular e Celular de Aveiro foi pensado na perspetiva de preparar profissionais com competências nas modernas metodologias de ánalise de genes e genomas, RNAs, proteínas e outras biomoéculas de interesse no diagnóstico clínico e segurança agroalimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.