Biologia Aplicada

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A Biologia Aplicada está atualmente na vanguarda da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico. De facto, são cada vez mais diversificadas as aplicações do conhecimento Biológico nos seus diferentes níveis de organização.

O Mestrado em Biologia Aplicada é um mestrado totalmente flexível, em que o estudante pode construir o seu próprio percurso académico, seguindo as melhores práticas internacionais. Tem uma duração de 2 anos, correspondentes a um total de 120 ECTS. O primeiro ano compreende uma componente curricular (60 ECTS), num total de 10 Unidades Curriculares (UC), cinco por cada semestre, designadas de Opção I, II, III, IV, V e VI, e por Opção Livre I, II, III e IV. O segundo ano compreende 2 UC: Competências Transferíveis em Ciências da Vida (6 ECTS) e Dissertação/Projeto/Estágio (54 ECTS), onde o estudante desenvolve o seu trabalho de investigação, dentro do dbio/UA ou noutra qualquer instituição de acolhimento, nacional ou internacional, desde que aprovada, em termos de qualidade, pela Direção de Curso.

A organização flexível da componente curricular foi delineada para que o estudante possa construir o seu plano de estudos, escolhendo as UC de Opção de listas extensas, previamente selecionadas e disponibilizadas para cada semestre, e as UC Opção Livre de entre qualquer UC disponibilizada para o 2º ciclo pelas várias Unidades Orgânicas da Universidade de Aveiro. A possibilidade do estudante escolher as UC de Opção e de Opção Livre permite-lhe colmatar deficiências em determinadas áreas científicas consideradas fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho de investigação e, simultaneamente, ajudá-lo a confirmar as suas preferências científicas.

No segundo ano, a UC Competências Transferíveis em Ciências da Vida permite o reconhecimento de competências adquiridas em conferências, workshops e outro tipo de eventos científicos na Universidade de Aveiro/noutras Universidades/Centros de Investigação ou de Pesquisa, nacionais ou internacionais.

A Dissertação/Projeto/Estágio deve versar sobre um tema original num campo da Biologia à escolha do aluno, incluindo: Biodiversidade, Biologia Ambiental, Biologia Celular, Biologia Marinha, Biologia Molecular, Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas, Ecologia, Ecotoxicologia, Genética, Gestão de Ecossistemas, Microbiologia, Recursos Cinegéticos e Aquícolas.

Este mestrado visa oferecer formação orientada para diversas áreas da Biologia e das Ciências da Vida, sem descurar o desenvolvimento de competências comunicacionais e de bioempreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.