Biologia

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos do Curso

Pretende-se com este ciclo de estudos promover a formação em Biologia, num alargado leque de áreas: Biologia Celular e Molecular, Fisiologia, Diferenciação e Desenvolvimento, Biodiversidade e Taxonomia, Genética, Ecologia, Ambiente, Conservação e Bioinformática. São ainda objetivos deste ciclo de estudos:

  • Fornecer conhecimentos essenciais de Matemática, Física, Química e Bioquímica.
  • Fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma atividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Indústria (Agroalimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer internacional.
  • Promover uma formação inicial de banda larga em Biologia que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.

 

Saídas Profissionais

Investigação científica (Universidades, institutos de investigação científica), atividades produtivas (hospitais, laboratórios de serviços e análises, empresas dos ramos agroalimentar, químico, farmacêutico, biotecnológico, gabinetes de estudos de impacte ambiental) e Administração Pública (museus, gestão de áreas protegidas e serviços do Ministério da Agricultura e do Ministério do Ambiente, autarquias, entre outros).

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Em observância dos descritores de Dublin, a licenciatura em Biologia confere aos alunos um conjunto de competências transversais (instrumentais, pessoais e sistémicas), bem como diversas competências específicas, relativas à área da Biologia. Os dois tipos de competências (transversais e específicas) estão identificados e distribuídos pelas unidades curriculares do plano de estudos, de acordo com os respetivos objetivos e com as metodologias de ensino adotadas (e.g. ensino teórico, prático, tutorial).
A licenciatura em Biologia da UC proporciona uma formação pluridisciplinar e um leque de opções académicas de especialização com sólidas competências científicas, através de uma formação teórica forte em simultâneo com a prática laboratorial e o desenho experimental. Os Biólogos formados na UC ficam habilitados a prosseguir a sua formação avançada (2º e 3º ciclos) em diversas áreas de especialização ou a iniciar uma atividade nas seguintes áreas: Investigação em Ambiente, Biotecnologia, Saúde e Biodiversidade e Conservação; Divulgação científica; Consultoria, auditoria, gestão e assessoria técnica no domínio do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.