Biociências

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos do Curso

O doutoramento em Biociência tem uma importância primordial na preparação especializada de investigadores, docentes e outros profissionais no domínio das Biociências. O terceiro ciclo de estudos visa dar uma formação avançada e multidisciplinar em áreas da Ecologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Biotecnologia, Bioenergética, Bioinorgânica, Biofísica Celular e Molecular, Microbiologia, Neurociências e Toxicologia, recorrendo aos recursos científicos do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC, Laboratório Associado) e Instituto do Mar – Centro Interdisciplinar de Coimbra (IMAR) e do Centro de Ecologia Funcional (CFE). A elaboração da Tese de Doutoramento segue-se ao ano curricular e dura um mínimo de 2 anos (correspondendo a 120 ECTS). A componente optativa é realizada através de cursos avançados variáveis escolhidos por cada aluno e validados pelo Programa, sendo as respectivas notas lançadas em Unidades Curriculares fixas, assegurando assim flexibilidade na formação avançada.

É muito importante referir que neste ciclo de estudos a componente obrigatória (Seminários I e II e Projecto de Tese nas diferentes especialidades) é realizada numa relação de diálogo permanente e único entre um Aluno (Orientando) e um Professor (Orientador), e não num sistema de aulas/turmas, comum aos restantes ciclos. Cada aluno é responsável por estabelecer contactos com um Orientador, e este, por sua vez, fica responsável por fornecer um Tema de trabalho e definir as actividades que o aluno deverá desenvolver. Essas actividades passam, no ano curricular, por uma revisão do que já foi feito no Tema de trabalho (correspondente ao Seminário I), do que poderá vir a ser feito (Seminário II) e do plano de trabalho de Tese concreto que o aluno se propõe desenvolver nos anos seguintes (Projecto de Tese). As classificações obtidas serão da responsabilidade do Orientador, mas o Projecto de Tese será avaliado por uma Comissão designada pelo Coordenador do ciclo de estudos, que avaliará da sua qualidade e exequibilidade.

O presente ciclo de estudos permite diversas especializações: Especialização em Ecologia, Ecologia Marinha, Ecologia das Bacias Hidrográficas, Microbiologia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Neurociências, Toxicologia, Biotecnologia, Biofísica Celular, Biofísica Molecular, Bioquímica Inorgânica, Bioenergética.

 

Saídas Profissionais

Professores e Investigadores do Ensino Superior; Investigadores e Técnicos superiores em Institutos de Investigação, Meio clínico, Empresas, Agências governamentais, parques naturais, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *