Avaliação de Programas e Projetos Sociais

logo FCH eduportugal

COMEÇO:
fevereiro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCH - Católica
ID:
PG
CREDITOS:
20

Instituições de Ensino:

Endereço

Palma de Cima, 1649-023 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

É cada vez mais reconhecida a importância da Avaliação como componente  essencial de qualquer processo de planeamento, na implementação de programas e projectos.

Numa época em que os recursos públicos destinados à área social escasseiam e as exigências, em contrapartida aumentam, a necessidade de uma gestão “eficaz, eficiente e efetiva” dos projetos e programas sociais é decisiva.

No entanto, é necessário o desenvolvimento de uma cultura orientada para a elaboração, a monitorização e a avaliação, que conceba tais processos, não apenas como etapas subsequentes destinadas à definição das metas, acompanhamento do cronograma e do fluxo de tesouraria e verificação dos resultados, com vista à captação de recursos e posterior prestação de contas junto aos financiadores, mas sim como práticas adequadas ao aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão na gestão dos programas e projetos, em especial na área social.

 

Objetivos

  • Formar profissionais proporcionando um conhecimento atualizado quanto aos processos de avaliação social;
  • Desenvolver competências para o desenho e implementação de planos de avaliação e/ou quadros de referencia para programas e projetos de intervenção social;
  • Proporcionar a estes profissionais um amplo conhecimento e domínio de ferramentas de avaliação.

 

Duração do curso: 140 horas presenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.