Astrofísica e Instrumentação para o Espaço

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DF
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O Mestrado tem o objetivo de dar formação especializada nas áreas da Astrofísica e da Instrumentação para o Espaço a diplomados em Física, Engenharia e áreas afins, com vista a formar profissionais que possam interagir
ou integrar equipas científicas de grandes organizações (e.g, ESA, ESO, NASA, etc…) e empresas tecnológicas com actividades na área do espaço.

A estrutura muito versátil do Mestrado, permite ao estudante escolher unidades curriculares que mais se ajustem ao seu perfil e que melhor complementem a sua formação anterior, face às áreas de oportunidade que mais lhe interessem. Assim, pode centrar-se mais na astrofísica, na cosmologia teórica, na modelação computacional e análise de dados, ou ser mais voltada para a instrumentação, navegação e geo-observação.
O Mestrado pretende dar os instrumentos para interagir e colaborar no contexto fortemente multidisciplinar da astrofísica atual e da atividade no domínio do espaço.

 

Saídas Profissionais

  • Atividades de investigação em laboratórios e instituições de investigação e desenvolvimento, nomeadamente as que integram equipas nas grandes organizações internacionais (ESA, EUSO, CERN, etc…);
  • Atividades de projecto e desenvolvimento em empresas tecnológicas especializadas que operem no domínio espacial;
  • Atividades nos sectores com forte pendor tecnológico e computacional, nomeadamente nos serviços e em nichos de tecnologia especializada;
  • Atividades de educação e divulgação e difusão da cultura científica em instituições de ensino e em museus de ciência e afins.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Mestrado tem o objetivo de dar formação especializada nas áreas da Astrofísica e da Instrumentação para o Espaço a diplomados em Física, Engenharia e áreas afins, com vista a formar profissionais que possam interagir ou integrar equipas científicas de grandes organizações (e.g, ESA, ESO, NASA, etc…) e empresas tecnológicas com actividades na área do espaço. A estrutura muito versátil do Mestrado, permite ao estudante escolher unidades curriculares que mais se ajustem ao seu perfil e que melhor complementem a sua formação anterior, face às áreas de oportunidade que mais lhe interessem. Assim, pode centrar-se mais na astrofísica, na cosmologia teórica, na modelação computacional e análise de dados, ou ser mais voltada para a instrumentação, navegação e geo-observação. O Mestrado pretende dar os instrumentos para interagir e colaborar no contexto fortemente multidisciplinar da astrofísica atual e da atividade no domínio do espaço. Cada disciplina tem uma ficha de especificação técnica amplamente divulgada através do site web do DF, sendo objetivos de cada unidade curricular bem conhecidos dos estudantes e dos docentes. A elaboração de sumários de todas as aulas lecionadas permite em cada momento monitorizar o cumprimento dos objetivos programáticos previstos para cada unidade curricular. Ao longo do curso é incentivada a capacidade do aluno para resolver e discutir problemas e expor as suas conclusões, quer oralmente quer por escrito. A medida do grau de cumprimento individual dos objetivos propostos varia de acordo com a unidade curricular, podendo ser feita através de realização de provas escritas e orais ou por via da realização e discussão de trabalhos e relatórios acerca de matérias específicas, de acordo com o previsto para essa unidade curricular. A prossecução dos objetivos gerais do curso é também ponderada a partir da capacidade evidenciada pelos alunos que apresentam seminários públicos e pela discussão das dissertações de Mestrado e as opiniões expressas pelos respetivos júris acerca da qualidade dessas teses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.