Assistente Operacional – Apoio a Crianças e Jovens em Contextos Socioeducativos

LOGO Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLUSO | ESEL
ID:
CE
CREDITOS:
16

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus de Benfica do IPLUSO, 1549-003 Lisboa   Ver mapa

Apresentação

Os profissionais que trabalham diretamente com crianças e jovens deverão estar preparados para prestar um serviço de qualidade tendo em conta as necessidades que a criança e o jovem requerem, durante a sua fase de crescimento.
O curso de Apoio a crianças e jovens em contextos socioeducativos propõe-se preparar profissionais qualificados capazes de cuidarem de crianças e jovens, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento global, assim como a sua saúde, bem-estar e segurança e, ainda, fornecer as ferramentas necessárias aos formandos para serem uma mais-valia em qualquer contexto educativo.

Pretende-se que este curso forme pessoas que já trabalham na área e procurem melhorar as suas competências ou pessoas que tenham gosto pela área da Educação, mas que necessitem de uma formação para serem boas profissionais.

 

Objetivos

  • Despertar nos formandos a necessidade de modelar atitudes e comportamentos, tendo em vista o desenvolvimento global, a saúde, o bem-estar e a segurança das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
  • Desenvolver nos formandos o espírito de equipa, para, i.e., colaborar na planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar da criança e do jovem em articulação com a família.

 

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Assistentes Operacionais.
  • Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças e jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.