Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Sá Nogueira | Pólo Universitário | Alto da Ajuda, 1349-063 Lisboa Ver mapaCategorias
Mestrado IntegradoApresentação do Curso
Há fatores de diversidade na Arquitetura: objetivos, diferenças de escala a que esta opera, natureza das transformações com que lida, e tempo de duração das transformações que realiza no ambiente natural e construído
Neste perfil de especialização são tratados os valores da luz, das texturas, das materialidades, das cores e do detalhe, a partir da dimensão cénica, ambiental e da efemeridade. Programas como POP-UPs, serviços, mas também museus, restaurantes, espaços de espetáculo, exposições, etc. A Arquitetura de Interiores não exclui o que surge exteriormente à “caixa” habitada. Porém, nos dias de hoje, os Interiores tratam do re-uso dos espaços, lidando com as fronteiras entre espaços, com as margens, com o “entre” e os espaços inesperados.
Esta especialização impõe-se como um domínio específico que privilegia, redefine e qualifica novos territórios relacionados com a definição e requalificação de espaços preexistentes, quer arquitetónicos quer urbanos, metamorfoseando-os e transfigurando-os através de novos entendimentos numa visão abrangente e múltipla de diversas áreas disciplinares.
As unidades curriculares de Laboratório de Projeto desta especialização, com o mesmo número de horas e créditos do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura, estipulam sempre simulações de projeto em que existe a presença de pré-existências construídas, com a sua decorrente análise e validação, e a necessidade da contextualização e diálogo entre o novo e o que existe. Os docentes desta unidade curricular possuem um currículo profissional significativo de projeto, transmitindo aos discentes um conhecimento apoiado na experiência.
Destinatários
Este perfil de especialização destina-se a todos os que pretendam adquirir uma formação em Arquitetura que lhes permita o reconhecimento académico e profissional de um Mestrado Integrado em Arquitetura mas que queiram complementar o seu estudo através de uma relação mais próxima com os materiais e o detalhe dos elementos arquitetónicos, e possuam sensibilidade para o diálogo estético e cultural com as estruturas e espaços construídos préexistentes.
Saídas Profissionais
Com esta especialização pretende-se uma maior diversidade nas saídas profissionais, acrescentando à área da Arquitetura, a Arquitetura de Interiores, a Reabilitação e as Arquiteturas Efémeras (expositivas, comerciais, não permanentes, etc.), sempre com especial atenção ao conhecimento e detalhe dos materiais e dos elementos arquitetónicos que consideramos fundamentais para uma abordagem qualificada à profissão de Arquiteto.





