Arquitetura

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | IIFA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Instituto de Investigação e Formação Avançada - Universidade de Évora, Palácio do Vimioso Largo Marquês de Marialva Apart. 94 7002 - 554 Évora   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O doutoramento em Arquitetura abre um espaço de formação e investigação avançada de alto nível, destinado não só a quem está na academia, mas também aos que exercem prática profissional, para quem este curso apresenta a possibilidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências na área da Arquitetura.

A tese pode integrar o trabalho prático do projeto em arquitetura como forma de investigação avançada, posicionando-o no contexto da investigação científica. Pretende desenvolver-se o curso em ambiente internacional, de forma a assegurar o posicionamento dos alunos em meios competitivos globais e dotá-los de competências equiparáveis ao nível académico internacional. Este doutoramento visa ainda proporcionar conhecimentos transdisciplinares sobre questões conceptuais, formais e práticas com aplicação na investigação, no pensamento crítico, no planeamento e na realização de obras tendo como âmbitos de enquadramento a paisagem, de um modo abrangente, bem como as questões da natureza do património cultural (monumental, industrial, urbano, arquitetónico e paisagístico), de um modo mais específico.

 

Saídas Profissionais

Considerando-se o valor da abordagem culturalista da arquitetura, com fundações no domínio técnico, reconhece-se a sua abrangência e pertinência num amplo espectro de áreas. Não obstante tal abrangência, identificam-se domínios mais específicos das valências de uma formação avançada em arquitetura, sobretudo numa abordagem “research by design”, tais como: ateliers de prática profissional da arquitetura; ensino universitário (1º, 2º e 3º Ciclos); integração em equipas de investigação avançada (pós-doutoramento); integração em equipas de trabalho de âmbito do planeamento e intervenção sobre o território e sobre o património cultural edificado, nomeadamente em estruturas municipais, regionais e nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.