Arqueologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O ensino da Arqueologia tem uma longa história na Faculdade de Letras de Lisboa, onde, desde 1974, foi assegurado a nível de Licenciatura em História, com «pré‐especialização» em Arqueologia. Mais tarde, foram activados o Mestrado e Doutoramento. Na sequência de uma série de ciclos de Mestrado, que resultaram mesmo na edição de algumas importantes monografias, surge agora o 2º ciclo em Arqueologia da FLUL.Possibilita a obtenção do grau de Mestre e organiza‐se em articulação com o 1º e 3º ciclos da mesma área de investigação.

  • Contribuir para um aprofundamento da investigação no campo da Arqueologia, estimulando a pesquisa, criando espaços de aprendizagem e exercício de tarefas de controlo de escavações arqueológicas e de estudos de desenvolvimento dos diversos processos de acompanhamento arqueológico de obras públicas e privadas bem como de valorização de monumentos e sítios.
  • Formar quadros especializados e com vocação interdisciplinar

São também nossos objectivos programar a formação de técnicos e investigadores aptos para uma multiplicidade de actividades que cobrem campos como a valorização e a gestão cultural de sítios.

E ainda…

  • Aplicar e integrar os conhecimentos na resolução de problemas e na formulação de hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo.
  • Seleccionar fontes e bibliografia, avaliando criticamente o seu uso e fiabilidade.
  • Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais na construção dos projectos de trabalho.
  • Construir sínteses estruturadas, a partir dos resultados da pesquisa.
  • Comunicar, de forma clara e unívoca, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes.
  • Desenvolver uma prática profissional reflexiva que permita uma aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma e estabelecendo correlações constantes entre a prática e a análise crítica da mesma. Prática valorizada por investigação acompanhada e estágios que poderão decorrer na própria Faculdade, associados a Projectos de Investigação enquadrados no Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), ou no Instituto de Arqueologia, ou em entidades exteriores (Museus, Autarquias e Empresas de Arqueologia), em todos os casos devidamente regulamentados por protocolos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *