Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Arqueologia aprofunda a investigação interdisciplinar na área, estimulando a pesquisa e a aprendizagem através de exercícios de trabalho de campo, que envolvem escavações arqueológicas bem como estudos de acompanhamento arqueológico e de valorização de monumentos e sítios. Visa a formação de quadros especializados e inclui a realização de estágios, quer em projectos de investigação do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) quer em entidades exteriores.
O ensino da Arqueologia tem uma longa história na Faculdade de Letras de Lisboa, onde, desde 1974, foi assegurado a nível de Licenciatura em História, com «pré‐especialização» em Arqueologia. Mais tarde, foram activados o Mestrado e Doutoramento. Na sequência de uma série de ciclos de Mestrado, que resultaram mesmo na edição de algumas importantes monografias, surge agora o 2º ciclo em Arqueologia da FLUL. Possibilita a obtenção do grau de Mestre e organiza‐se em articulação com o 1.º e 3.º ciclos da mesma área de investigação.
- Contribuir para um aprofundamento da investigação no campo da Arqueologia, estimulando a pesquisa, criando espaços de aprendizagem e exercício de tarefas de controlo de escavações arqueológicas e de estudos de desenvolvimento dos diversos processos de acompanhamento arqueológico de obras públicas e privadas bem como de valorização de monumentos e sítios.
- Formar quadros especializados e com vocação interdisciplinar
São também objectivos do Mestrado programar a formação de técnicos e investigadores aptos para uma multiplicidade de actividades que cobrem campos como a valorização e a gestão cultural de sítios.
E ainda:
- Aplicar e integrar os conhecimentos na resolução de problemas e na formulação de hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo.
- Seleccionar fontes e bibliografia, avaliando criticamente o seu uso e fiabilidade.
- Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais na construção dos projectos de trabalho.
- Construir sínteses estruturadas, a partir dos resultados da pesquisa.
- Comunicar, de forma clara e unívoca, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes.
- Desenvolver uma prática profissional reflexiva que permita uma aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma e estabelecendo correlações constantes entre a prática e a análise crítica da mesma. Prática valorizada por investigação acompanhada e estágios que poderão decorrer na própria Faculdade, associados a Projectos de Investigação enquadrados no Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), ou no Instituto de Arqueologia, ou em entidades exteriores (Museus, Autarquias e Empresas de Arqueologia), em todos os casos devidamente regulamentados por protocolos.