Arqueologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Arqueologia fornece um amplo enquadramento de natureza teórica e prática, que possibilita a capacidade de ler e interpretar as realidades do passado, contextualizando-as devidamente.

Atendendo a que a Arqueologia constitui um campo eminentemente interdisciplinar, os estudos em Arqueologia procuram manter em aberto espaços de formação opcional que permitam ao licenciado compor parcialmente o seu perfil formativo, em articulação com a Licenciatura em História, o que justifica a natureza do seu próprio curriculum.

O Curso visa abrir vias à investigação arqueológica, sem esquecer outras valências como as da gestão integrada de património arqueológico, a inventariação, quer no âmbito empresarial, quer na Administração Central, quer nas Regiões Autónomas, Autarquias e Museus.

A formação de base que o presente curriculum desenha habilita também os licenciados a integrar-se no mercado das indústrias culturais, não deixando de abrir espaços para outras perspectivas microtemáticas que o estudante entenda ensaiar na sua formação de base.

Pretende-se habilitar os licenciados ao desempenho de trabalhos arqueológicos, devidamente enquadrados em equipas dirigidas por arqueólogos de formação superior (mestrado e doutoramento ou os 2o e 3o ciclos), participar activamente em todas as rotinas do trabalho de campo, bem como em todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. O objectivo é fornecer uma formação que permita a realização de tarefas básicas de identificação e caracterização de ocorrências arqueológicas, sustentada num conhecimento genérico de sítios e artefactos e a sua inserção no espaço e no tempo.

 

Saídas Profissionais

  • Técnicos de Arqueologia no quadro da Arqueologia Empresarial, Administração Central, Regiões Autónomas, Autarquias e Museus.
  • Quadros do mercado das “indústrias culturais”.
  • Quadros de gestão integrada de património arqueológico e arqueologia pública.
    Integradas na estrutura curricular, as unidades lectivas de Trabalho de Campo e Laboratório visam fornecer um conjunto de conhecimentos eminentemente práticos.
    Como complemento, o Mestrado em Arqueologia tem como objectivos principais contribuir para um aprofundamento da investigação no campo da Arqueologia, estimulando a pesquisa, criando espaços de aprendizagem e exercício de tarefas de direcção de escavações arqueológicas e de estudos de desenvolvimento dos diversos processos de acompanhamento arqueológico de obras públicas e privadas bem como de valorização de monumentos e sítios.
    Visa ainda formar quadros especializados e com vocação interdisciplinar. São também nossos objectivos programar a formação de técnicos e investigadores aptos para uma multiplicidade de actividades que cobrem campos como a valorização e a gestão cultural de sítios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook