Antropologia Forense

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O Mestrado em Antropologia Forense tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em diferentes áreas da Antropologia Forense, nomeadamente: Osteologia Humana, Tafonomia Forense, estimativa dos parâmetros do Perfil Biológico, processo de Identificação, análise dentária, análise de traumatismos, Antropologia de Campo, e a sua interação com outras disciplinas forenses e a Investigação Criminal. Pretende-se estimular a apreciação crítica da literatura científica de modo a desenvolver a confiança necessária para trabalho autónoma, dentro e fora da ciência. Pretende-se que o discente adquira uma série de competências que o ajude na carreira futura.

Pretende-se que os estudantes adquiram:

  • Competências instrumentais, e.g., competências em: análise e síntese; organização e planificação; comunicação oral e escrita; utilização de ferramentas informáticas no âmbito do estudo; gestão da informação, capacidade de decisão e ainda resolução de problemas.
  • Competências pessoais e interpessoais, e.g., competências em: trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares; trabalho num contexto internacional; raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas.
  • Competências sistémicas, e.g., competências em: aprendizagem autónoma; investigação; adaptabilidade a novas situações; aplicação prática dos conhecimentos teóricos; planeamento e gestão; autocrítica e auto-avaliação. Pretende-se ainda estimular a criatividade, liderança, espírito de iniciativa e empreendedorismo, preocupação com o rigor e a qualidade.

A operacionalização dos objetivos gerais deste Mestrado será concretizada em cada unidade curricular de forma específica, através da realização de diferentes tarefas (de natureza prática e/ou teórica) no respetivo âmbito. A forma e qualidade com que os estudantes realizam as diferentes tarefas traduzem o seu grau de cumprimento e são sujeitas a avaliação.

 

Saídas Profissionais

Técnicos de Antropologia Forense; Peritos; integração em equipas internacionais de desastres em massa e crimes contra a humanidade; ensino; consultadoria; escavação de restos humanos.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este curso tem como objetivo oferecer formação avançada em problemáticas ligadas à Antropologia Forense, destacando-se, neste contexto:

  • Compreender a importância do conhecimento da história da disciplina e suas atribuições;
  • Conseguir resolver um caso de rotina de Antropologia forense;
  • Conhecer e identificar os ossos do esqueleto humano; Conseguir proceder a uma identificação com base em restos humanos;
  • Ser capaz de fazer uma avaliação da causa e da circunstância da morte;
  • Ser capaz de participar na escavação e exumação de restos humanos e estimar o tempo decorrido desde a morte;
  • Entender o enquadramento da Antropologia dentro das ciências forenses;
  • Discutir artigos científicos;
  • Saber comunicar, por escrito e oralmente, avanços recentes da disciplina;
  • Formular hipóteses científicas e testá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *