Álgebra Computacional

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DM
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos do Curso

O DAC visa potenciar a área da álgebra computacional no espaço lusófono. Trata-se de uma área em expansão nos países mais desenvolvidos, e foi objecto de recomendação explícita feita por painéis de matemáticos internacionais contratados pelo governo português para avaliar/assessorar o desenvolvimento da investigação em Portugal.

Por outro lado, as técnicas de ensino online aperfeiçoadas academicamente nas duas últimas décadas, e plasmadas em particular no modelo pedagógico da Universidade Aberta, permitem a constituição de equipas docentes com elevada qualidade, visto o novo paradigma permitir juntar investigadores de reconhecido prestígio internacional, estejam eles em que parte do mundo estiverem.
Com este curso pretende-se pois aproveitar essas possibilidades e colocar um grupo de professores nacionais e estrangeiros, muito activos e conceituados na área da álgebra computacional, em contacto com alunos de todo o espaço lusófono (e não só) interessados neste tópico.
Assim, o curso visa formar profissionais com uma sólida preparação em algebra computacional que se possam vir a integrar nos centros de investigação de forma a potenciar a investigação científica.

 

Saídas Profissionais

Os alunos do DAC são habitualmente pessoas já integradas no mercado de trabalho, a maioria como programadores profissionais. O objetivo primordial do DAC não é pois abrir um novo sector de emprego (embora isso possa vir a acontecer). O objetivo é, isso sim, atrair programadores profissionais e matemáticos interessados em colaborar em atividades de investigação científica. Poderá assim vir a constituir-se um grupo de investigadores muito qualificados que produzam ferramentas computacionais, nas áreas da demonstração automática de teoremas e na computação simbólica, para uso da comunidade internacional de matemáticos. A participação em projetos, criação de spin-offs, emprego científico, etc., serão o resultado natural das atividades desenvolvidas no âmbito deste grupo.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Espera-se que, ao concluir o DAC, os estudantes estejam capazes de:

  • Classificar os principais resultados, modelos e ferramentas computacionais associados à teoria de grupos, semigrupos, lógica, loops, etc., bem como compreender as suas potencialidades e analisar e formular problemas em aberto tendo em vista a aplicação/exploração do conhecimento no desenho de novas ferramentas informáticas.
  • Desenvolver autonomamente, de forma crítica e imaginativa, projectos de novas packages computacionais quer para os sistemas GAP (Groups, Algorithms and Programming; GAP – www.gap-systems.org) quer para o prover9/Mace4.
  • Gerir processos de mudança resultantes da introdução das novas tecnologias e técnicas, quer a nível teórico (descoberta de novos teoremas/algoritmos) quer a nível computacional (introdução de novos instrumentos informáticos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.