Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O DAC visa potenciar a área da álgebra computacional no espaço lusófono. Trata-se de uma área em expansão nos países mais desenvolvidos, e foi objecto de recomendação explícita feita por painéis de matemáticos internacionais contratados pelo governo português para avaliar/assessorar o desenvolvimento da investigação em Portugal.
Por outro lado, as técnicas de ensino online aperfeiçoadas academicamente nas duas últimas décadas, e plasmadas em particular no modelo pedagógico da Universidade Aberta, permitem a constituição de equipas docentes com elevada qualidade, visto o novo paradigma permitir juntar investigadores de reconhecido prestígio internacional, estejam eles em que parte do mundo estiverem.
Com este curso pretende-se pois aproveitar essas possibilidades e colocar um grupo de professores nacionais e estrangeiros, muito activos e conceituados na área da álgebra computacional, em contacto com alunos de todo o espaço lusófono (e não só) interessados neste tópico.
Assim, o curso visa formar profissionais com uma sólida preparação em algebra computacional que se possam vir a integrar nos centros de investigação de forma a potenciar a investigação científica.
Saídas Profissionais
Os alunos do DAC são habitualmente pessoas já integradas no mercado de trabalho, a maioria como programadores profissionais. O objetivo primordial do DAC não é pois abrir um novo sector de emprego (embora isso possa vir a acontecer). O objetivo é, isso sim, atrair programadores profissionais e matemáticos interessados em colaborar em atividades de investigação científica. Poderá assim vir a constituir-se um grupo de investigadores muito qualificados que produzam ferramentas computacionais, nas áreas da demonstração automática de teoremas e na computação simbólica, para uso da comunidade internacional de matemáticos. A participação em projetos, criação de spin-offs, emprego científico, etc., serão o resultado natural das atividades desenvolvidas no âmbito deste grupo.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Espera-se que, ao concluir o DAC, os estudantes estejam capazes de:
- Classificar os principais resultados, modelos e ferramentas computacionais associados à teoria de grupos, semigrupos, lógica, loops, etc., bem como compreender as suas potencialidades e analisar e formular problemas em aberto tendo em vista a aplicação/exploração do conhecimento no desenho de novas ferramentas informáticas.
- Desenvolver autonomamente, de forma crítica e imaginativa, projectos de novas packages computacionais quer para os sistemas GAP (Groups, Algorithms and Programming; GAP – www.gap-systems.org) quer para o prover9/Mace4.
- Gerir processos de mudança resultantes da introdução das novas tecnologias e técnicas, quer a nível teórico (descoberta de novos teoremas/algoritmos) quer a nível computacional (introdução de novos instrumentos informáticos).