Estudar em Portugal em tempos de pandemia

Estudar em Portugal em tempos de pandemia

Estudar em Portugal em tempos de pandemia

Como será o ano letivo 2020/2021?

 

Há muitas dúvidas em relação ao início do ano letivo de 2020/2021. Será realmente em meados de setembro? Haverá isolamento profilático para os estudantes internacionais? É necessário usar máscara?

Estas e outras questões têm assombrado muitos estudantes internacionais sobre as incertezas neste ano letivo em tempos de pandemia.

É certo que a situação em Portugal está entre as melhores da Europa, e graças à antecipação de certas medidas pelo governo português, o país está voltando aos poucos a uma “vida normal”. Se é que podemos chamar assim.

 

E como fica a vida acadêmica?

As instituições de ensino superior portuguesas estão adaptando-se às medidas definidas pelo Plano de Desconfinamento do Ministério da Saúde. Algumas decisões que impactam a vida dos estudantes, principalmente os que estão fora de Portugal, ainda estão por ser definidas. Mesmo assim, vale consultar este material com informações importantes:

>> Descubra as respostas de 39 instituições entre universidades e politécnicos portugueses

 

Para saber o que você vai encontrar no campus da sua universidade, consulte as medidas específicas para o ensino superior.

 

Exame Nacional em Portugal – Como serão as regras?

Se você está inscrito para as provas de ingresso ao ensino superior e fará o Exame Nacional em Portugal, será obrigatório o uso de máscara dentro das salas de aula.

O governo português está articulando com as escolas secundárias a melhor forma da realização, garantindo ainda uma distância segura dentro dos ambientes de prova. Sendo assim, as aulas terão um número menor de estudantes e, para tal, um número maior de professores.

Se você estiver fora de Portugal, ainda não há definição se será obrigatório ou não o isolamento profilático de 14 dias antes da realização da prova. Esta questão será definida pelo Ministério da Saúde. Em breve atualizaremos a informação neste blog e nas nossas redes sociais.

Na chegada nos Aeroportos internacionais de Portugal, há medidores de temperatura instalados. Recomenda-se a utilização de máscara para a sua prevenção e dos outros.

 

Como você pode ajudar a manter o controle da pandemia em Portugal?

  • Mantenha, sempre que possível, uma distância superior a dois metros das outras pessoas.
  • Lavar as mãos com regularidade, com água e sabão ou solução à base de álcool, durante pelo menos 20 segundos.
  • Tossir e espirrar para o braço ou para um lenço de papel, que deve ser deitado ao lixo de seguida, lavando as mãos depois.
  • Usar máscara em ambientes fechados (supermercados, farmácias, bancos, salas de aula e etc) e em ambientes abertos onde possa ter contato com outras pessoas
  • Respeitar o limite máximo de 10 pessoas para reuniões entre amigos e familiares.

 

Para mais informações sobre distanciamento social e como fazer o isolamento profilático, consulte este material do Ministério da Saúde.

Use o bom senso. Mantenha-se protegido e evite contagiar outras pessoas, pois lembre-se que uma pessoa pode ter a COVID-19 e estar assintomática.

 

E seja bem vindo a Portugal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *