Educação em Portugal x Educação no Brasil
Tópicos deste artigo:
Entenda as diferenças entre o Sistema de Educação em Portugal e o Sistema de Educação no Brasil
O Sistema de Educação em Portugal é conhecido pela sua alta qualidade desde o ensino básico até o superior. E aqui já começa a diferença entre algumas nomenclaturas para quem pensa em estudar neste país.
Veja a seguir a diferença entre o sistema de educação em Portugal e o sistema de educação no Brasil:
Sistema de Educação em Portugal: Ano Letivo no Hemisfério Norte
O ano letivo é dividido de acordo com o hemisfério norte, onde está Portugal, e hemisfério sul, onde está o Brasil.
Desta forma, o ano letivo e as estações do ano possuem as seguintes diferenças:
Em Portugal, os estudantes geralmente têm duas semanas de férias entre Natal e Ano Novo, duas semanas de férias na Páscoa e as férias maiores são as de verão que podem chegar perto de 3 meses, sendo do final de Junho, Julho, Agosto e o início de Setembro, uma vez que as aulas geralmente iniciam na 2ª quinzena de setembro.
Saiba ainda que as notas em Portugal são chamadas de valores. A escala de valores vai de 0 (zero) a 20 (vinte), sendo que o estudante precisa tirar, no mínimo, 10 (dez) valores para progredir ao próximo ano letivo.
Curiosidade: Sabia que é muito comum um estudante do ensino superior, ao enviar o curriculum, indicar a sua nota de conclusão do curso superior? Isso porque todos os diplomas constam qual foi o aproveitamento global do aluno naquele curso. Há algumas empresas que somente entrevistam jovens à procura do 1º emprego que tenham a partir de determinada nota. É uma forma de selecionar apenas os melhores, mesmo que em uma perspectiva apenas acadêmica.
O ingresso nas universidades é por ano ou por semestre?
A grande maioria das universidades, públicas ou particulares, têm ingressos permitidos apenas 1 (uma) vez ao ano, com início do ano letivo em Setembro. Há algumas poucas opções para ingresso em fevereiro, por semestre letivo. Portanto, se o seu objetivo é iniciar as aulas de fevereiro, conte com uma redução bastante significativa nas suas opções. O ideal é começar em Setembro, quando é o período normal de ingresso.
Sistema de Educação em Portugal: Ensino Básico
Os alunos iniciam o ensino básico aos 6 anos, concluindo-o após 12 anos com notas satisfatórias.
O horário das aulas também podem variar de acordo com o ciclo do ensino básico:
- 1º Ciclo – das 9:00 às 17:30
- 2º e 3º Ciclo – das 8:25 às 15:45
Sistema de Educação em Portugal: Ensino Secundário
Os alunos iniciam o ensino secundário aos 15 anos. O horário de aulas do secundário geralmente inicia às 8:15 e termina às 15:45.
O ensino secundário, de forma regular, é o que contém cursos científico-humanísticos. Isso significa que o aluno ao ingressar no ensino secundário poderá escolher um destes planos de estudos:
- Curso de Ciências e Tecnologias;
- Curso de Ciências Socioeconômicas;
- Curso de Línguas e Humanidades;
- Curso de Artes Visuais
Cada planos de estudo dos cursos integram:
- A componente de formação geral, comum aos quatro cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens e é constituída pelas disciplinas constantes no quadro abaixo.
- A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso e é constituída uma disciplina trienal, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais, sendo obrigatórias, constantes no quadro abaixo.
- A disciplina de Educação Moral e Religiosa, de frequência facultativa.
Há ainda outros tipos de cursos de secundário como:
- Cursos Profissionais
- Cursos Artísticos Especializados
- Cursos de Ensino e Formação
- Cursos de Aprendizagem
Sistema de Educação em Portugal: Ensino Superior
O Ensino Superior compreende o ensino universitário e o ensino politécnico. Está estruturado de acordo com os princípios de Bolonha e é direcionado aos alunos que completaram com sucesso o Ensino Secundário, nas suas diferentes tipologias de cursos, ou que possuem uma qualificação legalmente equivalente.
Diferenças entre o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico
O ensino universitário é orientado para a investigação e criação do saber científico e cultural. O 1º Ciclo do ensino universitário possui cursos de graduação intitulados Licenciaturas ou Mestrados Integrados. Possui cursos de 2º Ciclo (Mestrados) e 3º ciclo (Doutoramentos).
O ensino politécnico é orientado para a investigação aplicada e criação do saber de natureza profissional. O 1º Ciclo de ensino politécnico é composto por cursos de graduação intitulados CTEsP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) ou Licenciaturas. Possui cursos de 2º Ciclo (Mestrado) apenas.
Ambos são cursos superiores com a mesma duração e a mesma titulação, sendo um mais acadêmico e outro mais voltado ao mercado de trabalho.
Um estudante formado em uma licenciatura de um politécnico pode, por exemplo, posteriormente fazer um mestrado em uma universidade e vice-versa.
Quando são as Candidaturas ao Ensino Superior Português?
As candidaturas para o ensino superior português são divulgadas em editais e abertas de acordo com o concurso de ingresso. Há diversas forma e aqui vamos citar algumas das principais:
- Estudante Internacional: o estudante brasileiro, por exemplo, pode concorrer pelo ENEM e geralmente há 3 fases de candidaturas que com a 1ª entre janeiro/fevereiro e a última entre julho/agosto. Há que se respeitar o calendário de cada instituição, com as datas de candidaturas, de resultados e de matrículas. Não é possível antecipar ou pedir alterações destas datas. Saiba mais aqui.
- Estudante com nacionalidade europeia: o estudante que possui uma nacionalidade europeia ou é filho de cidadão europeu e tem interesse em fazer uma graduação (licenciatura), concorre pelo Exame Nacional, podendo ainda substituir este por provas estrangeiras homólogas (IB, A Levels etc) para posteriormente concorrer às vagas nas universidades públicas pelo Concurso Nacional de Acesso ou para as universidades particulares. Saiba mais aqui.
- Concurso Maiores de 23 anos: este é destinado a estudantes com mais de 23 anos completos no ano anterior ao da candidatura e que permite a realização da prova de ingresso da instituição pretendida, similar a um vestibular, para o ingresso em uma licenciatura. Saiba mais aqui.
- Mudança Par Instituição: este processo é similar ao de transferência que existe no Brasil. No entanto, algumas instituições não permitem esta transferência quando o estudante vem de um sistema educacional que não seja o português. Portanto, consulte a EduPortugal e tenha certeza da melhor forma de acesso para o seu caso com a nossa assessoria.
No caso de Mestrados, geralmente as candidaturas abrem a partir de março com 2 a 3 fases de seleção. Já para os Doutorados, muitas ficam abertas o ano todo.