
Como funcionam as Bolsas de Estudos em Portugal?
Em Portugal, todas as universidades são pagas, independente de serem públicas ou particulares.
A diferença é que o estudante com nacionalidade europeia, que ingressar para instituição superior pública, pagará uma propina (valor anual) subsidiada pelo governo português.
Já o estudante internacional paga o valor da propina (valor anual) normal, independente de ser uma instituição pública ou particular. E, sensíveis a esta situação, muitas universidades concedem algumas bolsas de estudos, concedendo descontos ao estudantes internacionais. As mais comuns são:
- Bolsa da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa): esta bolsa de estudos é automaticamente atribuída a um estudante que se candidatar e for aceito numa instituição portuguesa que oferecer tal bolsa. Estes descontos podem variar de 30% a 60% sobre o valor da propina anual.
- Bolsa por Mérito: como o próprio nome diz, esta bolsa está atrelada ao desempenho acadêmico do estudante. Algumas universidades que a oferecem logo a partida, no 1º ano da Licenciatura, farão esta análise com base nas notas do ENEM (geralmente a partir de 700 pontos) ou exames homólogos. Esta bolsa é renovada anualmente, portanto, mesmo que a universidade não ofereça tal bolsa no 1º ano letivo, a grande maioria já passa a oferecer tal bolsa de desconto a partir do 2º ano letivo. Neste caso, o aproveitamento é com base na nota do ano anterior que deve ser acima de 16 valores, na escala portuguesa de 0 a 20 valores. Esta bolsa de estudos pode variar de 50% a 100% de desconto, de acordo com cada universidade.
Um ponto importantes: as bolsas de estudos não são cumulativas.
Leia mais sobre como conseguir uma bolsa de estudos neste artigo.
Ao abrigo do Acordo Cultural Luso-Brasileiro as bolsas de estudo, destinadas a Doutores, Mestres ou Licenciados, devem ser solicitadas diretamente ao CAPES- Anexo I do MEC – Esplanada dos Ministérios Bl “L” – sala 409 – CEP: 70047-900 – BRASÍLIA – DF. Para visitar o site, clique aqui.
As candidaturas às bolsas devem ser apresentadas em formulários CAPES, que devem ser solicitados a esse órgão, bem como os demais requisitos para a candidatura sempre acompanhados de um projecto de trabalho e uma carta que comprove que um investigador ou uma instituição portuguesa de ensino ou pesquisa aprovou o projecto e aceita orientar, em Portugal, os trabalhos de pesquisa do candidato, ou garante vaga nos cursos de Mestrado ou Doutorado.
Bolsa em conjunto (não é individual): O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Poderão ser inscritos projetos nas áreas do conhecimento, definidas em conjunto entre a FCT e a Capes e descritas no Edital vigente. A proposta deve prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições.
Modalidades da Bolsa
- Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.
- Estágio pós-doutoral: duração de 3 (três) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.
Benefícios – Missão de Trabalho: Diárias para pesquisadores brasileiros em missão em Portugal, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde
Benefícios – Missão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Auxílio Seguro Saúde
Bolsa Individual: Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal; destacar nos meios universitários e de pesquisa portugueses o desempenho de notáveis cientistas brasileiros no âmbito das ciências sociais e humanas e o compromisso em promover o mais alto nível de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.
Modalidade Cátedra: 1 semestre acadêmico
Benefícios: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Seguro Saúde
Projeto em conjunto de pesquisa (não é individual): Estimular e apoiar a realização de projetos especiais de pesquisa, que não possam ser realizadas exclusivamente no Brasil, permitindo o acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, pesquisadores, estudantes e empresas brasileiras ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), visando o desenvolvimento de pesquisa na área de Nanotecnologia, utilizando-se da capacidade instalada, de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis naquela instituição e demais entidades a ela associadas, estimulando ainda o fomento à formação de recursos humanos altamente qualificados no nível de pós-graduação.
Modalidades do Programa:
Doutorado sanduíche no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.
Pós-doutorado no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.
Benefícios – Missão de Trabalho: Diárias, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde
Benefícios – Missão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação, Seguro Saúde e Taxas Acadêmicas e Administrativas
🎓 EduResponde
Sim, existem bolsas para estudantes internacionais (estudantes com documentos de fora da união europeia). Muitas instituições oferecem bolsas de mérito, isenção de propinas ou descontos para estudantes estrangeiros, inclusive brasileiros.
Você pode encontrar:
-
Bolsas por rendimento escolar (mérito);
-
Bolsas por condição socioeconômica;
-
Programas vinculados a acordos internacionais ou projetos específicos.
Não. A EduPortugal não oferece bolsa de estudos de nenhum tipo. Oferecemos, sim, orientação especializada para te ajudar a encontrar e se candidatar às oportunidades mais adequadas.
Depende da instituição. Algumas consideram o desempenho do aluno automaticamente; outras exigem envio de documentação e formulários específicos.
Em geral, as bolsas cobrem apenas as propinas (mensalidades), não incluindo despesas como moradia, alimentação e transporte.