Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território

NOVA FCSH logótipo eduportugal

Download da Brochura

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Berna 26 C, 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Curso de Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território é certificado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior e foi organizado em conjunto por duas Faculdades da Universidade NOVA de Lisboa: a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/NOVA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH).

O curso insere-se no projecto educativo destas duas instituições de ensino não só pelas matérias de ambiente urbano, território e sustentabilidade nas quais incide, mas também porque faz explicitamente parte da estratégia dos Departamentos de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da FCT e de Geografia e Planeamento Regional (DGPR) da NOVA FCSH para aumentar a sua oferta educativa em áreas que terão um grande desenvolvimento futuro como é o caso do urbanismo sustentável.

O Curso tem por objetivo proporcionar uma aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessários para a promoção e avaliação da sustentabilidade urbana e territorial, bem como dotar os alunos com capacidades inovadoras para a prática e investigação nas áreas do urbanismo e do ordenamento do território.

 

Objetivos

  • Aplicar a sustentabilidade urbana como um referencial mestre que orienta o trabalho para diagnosticar os desafios urbanos e para desenvolver visões de futuro munidas de estratégias de intervenção.
  • Combinar conceitos teóricos e instrumentos operativos numa perspetiva de intervir de forma sustentável e integrada nos territórios urbanos.
  • Desenvolver capacidades de recolha e tratamento de informação com recurso às mais recentes tecnologias (SIG, Deteção Remota, CAD, entre outras de suporte à elaboração dos documentos formais dos planos – parte gráfica).
  • Desenvolver capacidades de análise e de diagnóstico territorial, fazer auditorias urbanas a diferentes escalas e formular acções de intervenção numa perspetiva sustentável.
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas inovadoras e eficazes de planeamento e gestão sustentável de territórios urbanos.
  • Desenvolver e aplicar processos de monitorização e avaliação de projetos, programas e planos.