Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias forma urbanistas desde 1991, ano de arranque da licenciatura em Urbanismo. Em 2004 inicia-se a formação pós-graduada ao nível de mestrado e em 2008 é autorizado o Programa de Doutoramento em Urbanismo, aprovado pelo Despacho n.º 12603/2008, de 5 de Maio, tendo sido alterado (estrutura curricular) pelos Despachos n.º 1824/2010, de 26 de Janeiro e n.º 10588/2012, de 6 de agosto de 2012. O Programa de Doutoramento em Urbanismo foi avaliado em 2011 pela A3ES e encontra-se acreditado. Desde então já foram defendidas 9 teses.
O Programa de Doutoramento em Urbanismo da ULHT é composto por um Curso de Doutoramento (parte curricular, 1º ano) e um trabalho de investigação científica na área específica do Urbanismo (2º e 3º anos), tutelado por um orientador doutorado e cujo resultado se consubstancia numa tese original e inédita, especialmente elaborada para o efeito, numa das áreas de concentração do curso.
Objetivos
A premência de um corpo de investigação na área do Urbanismo que incite à conceção de teorias, de ferramentas e de práticas que concorram para o desenvolvimento do país, justifica a existência deste Programa de Doutoramento em Urbanismo, que tem como principal objetivo a formação de recursos humanos competentes para a criação de saberes nos domínios do Urbanismo, investigação e suas práticas, e sua transmissão, assim contribuindo para a melhoria dos espaços urbanos.
O Programa de Doutoramento em Urbanismo tem por objetivos centrais promover a:
- Liderança académica e institucional: a formação e elevação da qualificação de recursos humanos para o ensino/docência em Urbanismo;
- Produção intelectual e Internacionalização: Capacitação de investigadores que contribuam para a excelência do Urbanismo enquanto campo de ciência.
Valor Anual
Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.