Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Os produtos “não-medicamentos” – cosméticos, dispositivos médicos, suplementos alimentares, produtos naturais, são elementos essenciais da saúde das populações, devidamente reconhecidos e enquadrados na legislação da UE. E o interesse que a indústria lhes vem dedicando, como se vê pela sua corrente diversidade e sofisticação, tem-se manifestado por um encorajador reconhecimento da sua importância, traduzido pelo aumento do seu consumo e preferência, mesmo em contexto de crise económica. Esta dinâmica não é independente das mudanças regulamentares que se vêm registando nos grandes mercados, promovendo boas práticas e a melhoria das condições de segurança e satisfação do consumidor.
Para as empresas do sector, é imperativo ter recursos humanos capazes de enfrentar estes desafios.
Na continuidade da Escola que, nestas matérias, a Universidade Lusófona vem criando, surge agora o mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares, concebido para formar profissionais que se situem na vanguarda do conhecimento aplicado, nos domínios da avaliação da qualidade, da segurança e da eficácia, sempre à luz das mais atuais orientações regulamentares.
Esperamos assim promover a inovação nas empresas e na economia, investindo na criação de competências especializadas, tecnicamente consolidadas, de acordo com os mais exigentes padrões de competitividade. Ao mesmo tempo, este mestrado proporciona a oportunidade de uma carreira de sucesso num mercado tão sofisticado quanto global.
Objetivos
O objetivo essencial ddo mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares da Universidade Lusófona consiste em formar especialistas competentes, orientados para a inovação, aptos para o desenvolvimento, comercialização e aconselhamento de produtos para promoção da saúde “não-medicamentos” (cosméticos, dispositivos médicos, produtos de origem natural, suplementos alimentares e géneros alimentícios).
Assim, deverão ser adquiridos conhecimentos considerados como fundamentais neste domínio:
- Assuntos regulamentares,
- Avaliação da segurança e da eficácia
- Controlo e garantia de qualidade
- Propriedade intelectual
- Toxicologia aplicada.
Nas UC de Opção, o aluno poderá adquirir competências em áreas do seu particular interesse, como Empreendedorismo, Gestão e o Marketing , Cosmetologia ou Suplementação Nutricional e Desporto.
Finalmente, deverão desenvolver actividades de iniciação à investigação na área, que lhes possibilitem o prosseguimento dos estudos e/ou explorar percursos académicos.