Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O mestrado (2º Ciclo) em Engenharia do Ambiente da ULHT está orientado para estimular a criação e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento da engenharia do ambiente, aptos para a inserção em sectores profissionais e participação no desenvolvimento.
Distingue-se pela sua forte componente laboratorial e de projeto de engenharia; pela extensa rede de parcerias que possui, envolvendo mais de duas dezenas de empresas e organizações públicas e privadas; pela atenção que dá às diversas áreas de especialidade de engenharia do ambiente, e pela possibilidade de funcionarem em regime pós-laboral e de possibilitar uma componente de ensino à distância destinada aos candidatos residentes nos países de expressão portuguesa.
Seguindo os mais elevados padrões internacionais de ensino de pós-graduação neste domínio da engenharia, as disciplinas que integram o seu plano de estudos são asseguradas por docentes/investigadores com reconhecidas competências académicas e com vasta experiência em projetos de I&D internacionais de alto nível na área da engenharia e das ciências do ambiente. O corpo docente é constituído por doutores e mestres com vasta experiência profissional nas mais diversas áreas do ciclo de estudos, tais como o ambiente, em todas as suas vertentes, a energia, as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.
Visa incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a criação e difusão do conhecimento e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. É uma formação avançada centrada nos domínios clássicos da Engenharia do Ambiente (águas, resíduos, solos, energia e alterações climáticas, entre outros), com forte ligação às empresas e instituições de I&D, com áreas e temas de investigação que possibilitam a prossecução de estudos para doutoramento e ingresso nas carreiras académica e de investigação.
Objetivos
As atividades dos engenheiros do ambiente estendem-se atualmente às mais diversas áreas e domínios de interesse social, desde a política à tecnologia, passando pela economia e pela gestão. São seguramente muito poucos os setores ou domínios específicos de atividade económica que atualmente descuram o contributo positivo da Engenharia do Ambiente para o seu progresso e desenvolvimento. São hoje, de facto, raras as instituições sociais e do mundo económico onde não é notada a presença dos engenheiros do ambiente.
Saídas Profissionais
Um aluno que termine este 2º Ciclo está habilitado a desenvolver trabalhos nas seguintes áreas:
- Planeamento, gestão e coordenação;
- Auditoria e consultoria;
- Modelação e gestão de recursos naturais;
- Planeamento e ordenamento do território;
Proteção civil; - Comércio e indústria;
- Investigação e docência.
Em estabelecimentos de ensino e institutos de investigação públicos e privados; empresas públicas e privadas; autarquias, ou por conta própria.