Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O reconhecimento do urbanismo enquanto área necessária ao desenvolvimento do país levou a que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias iniciasse a formação de urbanistas, em 1991, através da licenciatura em urbanismo. Constatou-se, desde logo, a necessidade de estabelecer um corpo de profissionais competentes nesta área do saber, com capacidade para investigar e propor novas abordagens metodológicas aos atos de urbanismo e, simultaneamente, reforçar o campo teórico com abordagens específicas à realidade portuguesa e aos países de língua oficial portuguesa.
Objetivos
O programa de Mestrado em urbanismo visa criar um conjunto de especialistas na área científica do Urbanismo preparados para o auxílio na coordenação de equipas que elaboram instrumentos de Planeamento e gestão territorial ou que os gerem. O Curso prepara igualmente para a entrada na carreira científica na área do urbanismo.
Saídas Profissionais
Na administração pública, as principais entidades empregadoras dos urbanistas são as autarquias, as comissões de coordenação regional e as direções-gerais dos ministérios implicados no ordenamento do território onde integram equipas que elaboram estudos e planos de urbanização municipal, regional ou nacional (consoante a entidade empregadora), emitem pareceres técnicos sobre os planos que são submetidos à aprovação e gerem o espaço urbano.
No setor privado destacam-se os gabinetes de urbanismo onde integram equipas que elaboram projetos urbanísticos, são consultores de autarquias na elaboração de estudos e planos, emitem pareceres referentes a operações fundiárias, atividades de promoção imobiliária ou atividades de desenvolvimento urbanístico. Há, ainda, os urbanistas que optam por trabalhar como profissionais liberais.
A carreira de Investigação, sendo necessário prosseguir os estudos ao nível do terceiro ciclo (Doutoramento), podendo ingressar na carreira académica e de Investigação, onde ampliam a formação nesta área e auxiliam na definição de critérios para a prática do urbanismo.