Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Entrou em funcionamento no ano letivo de 2014/2015. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 ( 4 Semestres).
Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.
Os candidatos titulares do grau de licenciatura pré-Bolonha ou de um 2.º ciclo, em qualquer área de ciências naturais, exatas ou tecnologia, áreas afins ou equivalente legal, poderão solicitar creditação às unidades curriculares dos respetivos cursos.
Objetivos
Dominar o estado da arte das tecnologias com aplicação sustentável na Agro-Indústria, incluindo aspectos na fronteira do conhecimento, de modo a desenvolver actividade profissional adequada à produção de matérias-primas alimentares;
Analisar a complexidade dos sistemas agro-industriais de forma inovadora, demonstrando capacidade crítica, empreendedora e criativa na reformulação dos produtos alimentares;
Compreender as diversas facetas de um sistema de transformação agro-industrial adequado à concepção de novos produtos alimentares, bem como o contexto social em que o sistema se insere;
Comunicar e interagir em equipa, com intervenção nos processos produtivos das indústrias Agro-Alimentares, procurando a optimização de processos e tendo consciência das responsabilidades e obrigações éticas e profissionais.
Saída Profissionais
O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial pretende desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na optimização e processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais. Neste enquadramento os trabalhos conducentes às Dissertações deste Mestrado serão preferencialmente realizados em empresas do sector alimentar, para os quais já existem acordos bilaterais para desenvolvimento de produtos agro-alimentares, existindo a possibilidade de financiamento dos mesmos.
Os mestres em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial estarão aptos para exercer a sua actividade profissional em organizações do Sector Público e Privado, em actividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agro-Alimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados.
Também poderão integrar empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projecto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.