Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Uma das principais orientações que impregnam e justificam o plano de estudos deste curso, tem a ver com a conceção adotada face à problemática das Necessidades Educativas Especiais e da Educação Especial. A mesma assenta numa abordagem humanista, que reflete um posicionamento historicamente recente e recusa as práticas de exclusão e de segregação das pessoas em situação de maior vulnerabilidade, entre as quais se encontram os sujeitos com deficiência.
Objetivos
Os objetivos decorrem do perfil de formação especializada em Educação Especial definido no Despacho Conjunto nº 198/99, de 15 de fevereiro, onde se aponta para o desenvolvimento de competências em quatro dimensões: análise crítica; intervenção; formação, supervisão e avaliação; consultoria. Visa-se: – Compreender a problemática da Educação Especial e da inclusão educativa e social de crianças/jovens com limitações cognitivas e/ou motoras; – Aplicar conhecimentos teórico práticos na identificação, planificação, avaliação e intervenção junto destas crianças/jovens; – Promover a inclusão escolar e social destas crianças/jovens, através do trabalho colaborativo com a família, outros agentes educativos e comunitários; – Desenvolver uma atitude reflexiva e investigativa na prática profissional.
Saídas Profissionais
Cabe ao sistema educativo contribuir para a democratização da sociedade, em várias dimensões, sendo uma das mais relevantes: a garantia do direito à igualdade de oportunidades para todos.
Valor Anual
Estudante internacional: 1100€