Instituições de Ensino:
Objetivos
O curso confere habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio).
Possibilita uma qualificação:
- sustentada por práticas de ensino supervisionadas em contextos educativos nos níveis educativos para que habilita;
- assumindo como referência os perfis de desempenho docente e os planos curriculares da educação básica.
Principais características
Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica. Visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções profissionais em creche e jardim-de-infância. Prepara, ainda, para o desempenho de funções em outros contextos socioeducativos para a infância (autarquias, bibliotecas, ludotecas, bebétecas, hospitais, ATL, etc.).
Competências a desenvolver
No final do curso os/as estudantes deverão ser capazes de:
• promover o desenvolvimento de competências de desempenho docente constantes no Perfil Geral de Desempenho do/a educador/a e dos/as professores/as dos ensinos básicos e secundário e no Perfil específico de desempenho profissional do/a educador/a de infância (Decreto-Lei 241/2001, de 30 de agosto)
• promover o conhecimento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as orientações educativas para a Creche,à escala nacional e internacional.
• construir um modelo pessoal de intervenção educativa refletido e fundamentado;
• desenvolver e consolidar atitudes, competências e saberes da pedagogia da infância através da organização e funcionamento do ambiente educativo propiciando propostas curriculares globalizantes e significativas para o grupo de crianças;
• implementar abordagens investigativas;
• integrar-se e relacionar-se de forma colaborativa com as equipas, crianças e suas famílias;
• planear e concretizar atividades de envolvimento com as famílias e de preparação para a transição das crianças para o 1º ciclo do ensino básico.