Instituições de Ensino:
Objetivos
O Mestrado em Engenharia Informática da FCUL fornece conhecimentos avançados na área da Engenharia Informática. Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências especializadas para o desempenho da profissão de Engenheiro Informático, satisfazendo os mais elevados padrões de qualidade e as melhores práticas adotadas internacionalmente.
A formação completa em Engenharia Informática na FCUL, englobando a formação constituída pela Licenciatura em Engenharia Informática (três anos) e o Mestrado em Engenharia Informática (dois anos), possibilita o acesso ao grau de qualificação E2 da Ordem dos Engenheiros.
O Mestrado em Engenharia Informática da FCUL aceita candidatos licenciados em Engenharia Informática pela FCUL e também licenciados em Engenharia Informática por outras instituições de ensino superior que pretendam reforçar a sua especialização na FCUL.
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Informática da FCUL tem uma duração de quatro semestres / dois anos curriculares. O grau de Mestre é obtido pela realização de 120 créditos nas unidades curriculares do curso de Mestrado em Engenharia Informática, que corresponde a 66 créditos, e a realização com aprovação de um trabalho autónomo original, de natureza científica ou profissionalizante, com 54 créditos. Este trabalho autónomo original é produzido durante o 2º ano curricular e pode consistir num Projeto de Engenharia Informática, sendo o aluno integrado numa empresa e introduzido em ambiente profissional. Alternativamente, o aluno pode realizar um trabalho de Dissertação, com um cariz de investigação científica, podendo o aluno ser integrado num dos laboratórios de investigação do Departamento de Informática da FCUL.
Agrupamentos Curriculares de Especialização
- Ciência da Computação;
- Ciência de Dados;
- Engenharia de Software;
- Informática Biomédica;
- Inteligência Artificial;
- Interação pessoa-máquina;
- Jogos e Ambientes Virtuais;
- Segurança Informática;
- Sistemas Distribuídos e Redes;
- Sistemas Móveis e Ubíquos.
Saídas Profissionais
Conceção, desenho, desenvolvimento, operação e gestão de sistemas informáticos e suas componentes: sistemas operativos, sistemas de informação, sistemas inteligentes e redes de computadores. Desenvolvimento e aplicação de soluções de engenharia de software, multimédia, computação gráfica, segurança informática, interação pessoa-máquina e robótica em todos os domínios da atividade económica e social.
Empresas de desenvolvimento de software | Empresas de consultoria | Empresas do sector financeiro, telecomunicações e de serviços | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.