Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A visão que inspira este programa de doutoramento está inscrita no título: “Sociologia, conhecimento para sociedades abertas e inclusivas”.
Partimos de um pressuposto estratégico: a relevância do conhecimento produzido pelas ciências sociais (a sociologia, em particular) para compreender as sociedades reflexivas contemporâneas e nelas intervir. Compreender implica a crítica do senso comum e das pré-noções espontâneas, assim como a construção de teorias e conceitos que fornecem um quadro coerente para interpretar a realidade, o qual é depois posto à prova e validado no confronto com a empiria. O conhecimento fundamental deve ser encorajado em si mesmo; mas permite fortalecer a capacidade de traduzir a teoria em acção e intervenção sociais, informadas e focadas. As sociedades precisam de sociologia. E a sociologia alimenta a sociedade.
O consórcio envolve instituições públicas de ensino superior prestigiadas em Portugal: a Universidade de Lisboa (ULisboa, segunda mais importante em produção científica no ranking das universidades latino-americanas), a Universidade Nova de Lisboa (UNL, uma das universidades de topo entre as criadas há menos de 50 anos, segundo o QS ranking Top 50 Under 50), a Universidade de Évora (UE) e a Universidade do Algarve (UAlg). Todas elas partilham um conjunto de valores educativos, científicos e culturais. Inclui-se na sua missão a construção de instituições research-oriented, comprometidas com a liberdade intelectual, ensino e aprendizagem de grande qualidade, inovação e transferência de tecnologia capazes de mudar a sociedade e a ciência. Partindo de Portugal, afirmam-se na sua identidade europeia e aberta ao mundo.