Instituições de Ensino:
Objetivos
Fornecer aos profissionais da área da Sociologia uma formação teórica, metodológica e conceptual aprofundada que os habilite a analisar criticamente os diversos processos sociais da contemporaneidade, bem como a formular diagnósticos suscetíveis de apoiar a tomada de decisões no que diz respeito à intervenção na sociedade. Este curso de mestrado pretende fomentar a aquisição de competências e conhecimentos aprofundados nas principais orientações da Sociologia , bem como, a estimular a capacidade para utilizar esses instrumentos nos diversos contextos de investigação e de profissionalização. Pretende-se que os futuros Mestres em Sociologia sejam capazes de aplicar os métodos e técnicas característicos da investigação Sociológica na elaboração de desenhos de investigação nas áreas tratadas pelo Plano de Estudos; deverão igualmente ser capazes de utilizar o espírito analítico e o pensamento crítico e reflexivo para a interpretação da realidade social envolvente.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Sociologia estão particularmente vocacionados para intervir em domínios como:
– instituições estatais e serviços centrais de planeamento e ordenamento do território, da educação, da justiça, da habitação, da segurança social, da saúde, da cultura, de estatística e demografia.
– organismos regionais de planeamento e ordenamento urbano ou do território, autarquias, direcções regionais do ambiente, da saúde, da segurança social, do ensino, da cultura, do turismo.
– empresas em geral e, em particular, aquelas que actuam nos domínios da publicidade e estudos de mercado, da prospecção da opinião pública, da comunicação e da arte, etc., ou departamentos empresariais nas áreas dos recursos humanos, assessoria, imagem, planeamento estratégico.
– organizações não governamentais e IPSSs com actuação nas áreas sociais, como o combate à pobreza e à exclusão social etc.