Bioquímica

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos do Curso

A licenciatura em Bioquímica da FCTUC tem como objetivo essencial promover formação científica de base, numa área de forte desenvolvimento científico e técnico, indispensável na continuação da formação na área das Ciências da Vida, nomeadamente no mestrado em Bioquímica e outros, ou na atividade profissional nesta mesma área.

A sólida formação de base, com ênfase na pesquisa experimental e na capacidade de transmissão da informação, pretende facilitar a aquisição de competências diversificadas a obter por formação posterior, uma mais-valia numa área onde são visíveis rápidas transformações científicas e tecnológicas. A formação incluiu uma área considerada nuclear na formação (Química e Bioquímica), uma área de formação básica estruturante transversal (Biologia, Física e Matemática e Biologia Molecular). A licenciatura permite aos alunos adquirir formação complementar da sua área de formação, através da estrutura em Menores em diversas áreas do saber. Aliada a esta formação está a formação na capacidade de cálculo, na capacidade de desenvolver investigação com base experimental desde conceber um desenho experimental, construir uma proposta, um relatório e uma apresentação, para além da eficiente utilização dos meios computacionais.

 

Saídas Profissionais

Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir quer carreiras de pós-graduação científica (Mestrado e Doutoramento), quer carreiras no ensino, quer ainda carreiras em atividades produtivas, tais como Laboratórios de Controlo de Qualidade, Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnóstico, Indústria Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico, entre outras.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A licenciatura em Bioquímica da FCTUC tem como objetivo essencial promover formação científica de base, numa área de forte desenvolvimento científico e técnico, indispensável na continuação da formação na área das Ciências da Vida, nomeadamente nos vários mestrados do DCV ou e outros, ou na atividade profissional nesta mesma área.

Experiência de investigação é uma parte essencial da experiência de graduação em bioquímica. Esta experiência de investigação é alcançada através de cursos de laboratório e através de um período num laboratório de investigação.
A formação no âmbito da licenciatura pretende desenvolver aptidões e competências no estudante que no final lhe permita:

  • Compreensão dos fundamentos de química e biologia e os princípios fundamentais da bioquímica e consciência dos principais problemas na vanguarda da disciplina.
  • Capacidade de dissecar um problema nas suas principais características, projetar experiências, entender as limitações da abordagem experimental, e de interpretar os dados experimentais
  • Comunicar os resultados e fundamentar as conclusões dos seus trabalhos a especialistas e não especialistas, usando linguagem científica apropriada, de forma clara e sucinta.
  • Capacidade de trabalhar em laboratório de forma precisa e reprodutível com segurança e eficácia.
  • Demonstrar espírito de iniciativa, capacidade de decisão, espírito crítico e flexibilidade no desempenho profissional em diferentes áreas relacionadas com a Bioquímica.
  • Demonstrar capacidade de colaborar e integrar de equipas de trabalho multidisciplinares desenvolvendo projetos inovadores de base científica e tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *