Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Formar profissionais com uma perspectiva integrada do Sistema Terra e da sua evolução. Capazes de realizar trabalhos de prospecção, localização, avaliação, exploração e beneficiação dos recursos geológicos; colaborar em trabalhos pluridisciplinares na área de engenharia civil, designadamente túneis, barragens, pontes, canais, obras costeiras, estradas, aeroportos, edifícios de grande porte; colaborar em trabalhos de requalificação geoambiental; solucionar problemas relativos ao uso do solo e do subsolo; e redirecionar a sua formação e actividade profissional sem perdas significativas de competências adquiridas; com uma postura ética e de respeito pelo ambiente e pelos princípios da higiene e segurança no trabalho.
O curso está estruturado em 2 anos. No 1º ano o aluno tem que frequentar, por semestre, 3 disciplinas obrigatórias e 2 disciplinas optativas. No 2º ano/1ºsemestre o aluno tem de frequentar 1 disciplina obrigatória e 2 disciplinas optativas e a Dissertação (disciplina anual) com defesa pública.
Saídas Profissionais
O titular do grau de “Mestre em Engenharia Geológica e de Minas pela Universidade de Coimbra” estará apto a iniciar actividade profissional nas seguintes empresas e organismos: Empresas de obras públicas (construção de vias de comunicação, aeroportos, túneis, aproveitamentos hidráulicos, travessias subterrâneas, captações de água; dragagens; aterros sanitários, etc); Empresas de construção civil em geral; Empresas da indústria extractiva (exploração de pedreiras, exploração de minas, oficinas de tratamento de minérios, transformação de rochas ornamentais, recuperação ambiental, planeamento e gestão); Empresas especializadas em projectos de geotecnia; Empresas de estudo e projecto de requalificação ambiental (projectos de engenharia, estudos de impacte ambiental, controlo de qualidade, fiscalização e controlo de obras); Empresas de prospecção e sondagens; Comissões de coordenação regionais; Autarquias e associações intermunicipais; Outros organismos da administração pública (instituto geológico e mineiro, direcções regionais do ministério da economia, laboratório nacional de engenharia civil, institutos sob tutela do ministério das obras públicas); organismos de investigação.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O curso de mestrado de Engenharia Geológica e de Minas tem um carácter marcadamente aplicado e de grande interesse para as empresas de construção, de exploração de georrecursos e de consultoria ambiental, com uma postura ética e de respeito pelo ambiente e pelos princípios da higiene e segurança no trabalho.
As competências adquiridas devem permitir aos profissionais formados realizar trabalhos de prospeção, localização, avaliação, exploração e beneficiação de recursos geológicos, fundamentais no desenvolvimento de atividade na indústria extrativa. O plano de estudo pluridisciplinar permite a colaboração em trabalhos de engenharia civil, designadamente túneis, barragens, pontes, canais, obras costeiras, estradas, aeroportos e edifícios de grande porte. Assim como colaboração em projetos de cariz geoambiental relacionados com o uso do solo e subsolo. Ao mesmo tempo, o plano de estudos contém um forte presença de legislação e normas, permitindo aos alunos uma postura ética e de respeito pelo ambiente e pelos princípios da higiene e segurança no trabalho.