Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A Pós-Graduação em Islão e Segurança é um programa de formação pós-graduada, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que visa uma reflexão profunda, e holística, sobre a influência do terrorismo numa perspetiva global, na (re)construção do paradigma da Segurança Global e as suas implicações – ao nível nacional e internacional, especialmente, no domínio social, identitário e securitário. Em particular, o terrorismo internacional de matriz jihadista, protagonizado pela al-Qaeda e movimentos associados e, mais recentemente, pelo Daesh, materializam um problema de segurança que compromete, quer a paz e segurança internacionais, quer a coesão social.
A Pós-Graduação em Islão e Segurança enquadra, assim, uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar da ameaça do fenómeno terrorista num mundo globalizado, com especial enfoque para o terrorismo de matriz jihadista, correlacionando-o, por um lado, com as fontes da ameaça e suas especificidades e, por outro, com as estratégias de prevenção e resposta ao fenómeno.
Parcerias Internacionais:
- Universidade do Kuwait.
- Ministério do Awkaf Kuwait.
- Universidade de Jeddah Arábia Saudita.
- Universidade do Qatar.
- Universidade de Abu Dhabi.
Objetivos
Espera-se que os alunos adquiram competências gerais de compreensão das diferentes modalidades do Islão radical, capacitando-os para a deteção, definição e delimitação, assim como o combate, a movimentos terroristas de matriz islâmica.
Destinatários
A Pós-Graduação em Islão e Segurança destina-se a titulares de licenciatura de qualquer àrea, designadamente:
- Dirigentes de Instituições Públicas e Privadas, Membros das Forças e Serviços de Segurança, Forças Armadas, Magistratura Judicial e do Ministério Público, bem como pessoas em Cargos Políticos, Sacerdotes, Ministros de Culto ou qualquer outro Profissional com especial interesse neste domínio do saber.
- Investigadores em qualquer domínio científico, com especial destaque, entre outras, para as Ciências Sociais e Humanas, Direito, Criminologia, Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais, Ciência das Religiões, Teologia, Comunicação Psicologia, Sociologia, Ciências Militares e Policiais.