Instituições de Ensino:
Endereço
Avenida Dias da Silva 165 3004-512 Coimbra Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoObjetivo do Curso
Nos últimos anos, a República Popular da China tem consolidado a sua presença nos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os atores que desempenham um papel no relacionamento entre estes dois mundos, geográfica e culturalmente tão distantes, reconhecem, necessariamente, a importância da aprendizagem e preparação para a concretização dos seus objetivos. O curso procura dar resposta ao interesse crescente no aprofundar dos laços entre duas realidades tão diferentes, garantindo o conhecimento necessário ao sucesso da atividade profissional (futura) dos participantes. Este curso reinventa o futuro de uma relação que já tem séculos. A Universidade de Coimbra, que desempenhou um papel importantíssimo na história do relacionamento Ocidente-Oriente estabelecendo a ponte entre a Europa e a China a partir de meados do século XVI, tem um passado de intensa colaboração e contributos para o conhecimento mútuo e reforço dos laços de amizade sino-lusófonos. Por um lado, nesta que foi, durante muito tempo, a única universidade do mundo lusófono, têm estudado jovens oriundos de todos os países de língua oficial portuguesa, principalmente do Brasil. Por outro, Coimbra tem formado muitos estudantes chineses, futuros diplomatas no mundo lusófono, professores ou tradutores de língua portuguesa e até juristas, uma vez que o direito vigente em Macau, tal como nos países de língua portuguesa, é o direito português.
Público Alvo
A participação neste curso oferece um melhor entendimento da estrutura institucional e do ambiente comercial e de negócios, altamente complexo e incerto, da China e dos Países de Língua Portuguesa. Assim, os conhecimentos adquiridos revelar-se-ão de grande utilidade para atuais e futuros diplomatas, governantes, jornalistas, advogados e juristas, gestores, empreendedores e investidores, ou intermediários, que trabalhem sobre as relações da China com os países lusófonos e europeus. Empresários dos Países de Língua Portuguesa que competem ou colaboram com empresas chinesas no plano global, sentir-se-ão mais preparados para entender as forças políticas, económicas e culturais da China contemporânea; empresários chineses que trabalham em Portugal compreenderão melhor as novas tendências do mundo lusófono e europeu.
O Curso também está aberto a estudantes universitários que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a temática, nomeadamente estudantes chineses inscritos no curso intensivo de português na Universidade de Coimbra. Além disso, constitui uma excelente oportunidade para estudantes estrangeiros passarem por uma experiência académica em uma das mais antigas universidades europeias.
Prazos de candidatura para o ano letivo 2019/2020:
De 14 de Outubro a 1 de DezembroPropina anual: 1.500€ (10 mensalidades sendo a 1ª mensalidade é paga no ato da inscrição)
Aulas ministradas em Inglês.