Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O Doutoramento em Sociologia é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências de investigação científica e qualificações profissionais elevadas no âmbito da sociologia e do diálogo interdisciplinar entre esta e outras áreas científicas. Tem por base a matriz teórica e metodológica da sociologia, desenvolvendo áreas temáticas mais abrangentes ou mais específicas, de acordo com a actualidade dos temas de pesquisa e o interesse analítico demonstrado por determinados processos sociais mais contextualizados. Tem como objectivo fundamental contribuir para o progresso dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia, com particular ênfase no conhecimento da realidade portuguesa, europeia e latino-americana, e em particular no que se refere às dinâmicas de transformação social, política e cultural destas sociedades, assim como para a promoção de condições de aplicação desses conhecimentos em contextos de intervenção administrativa e técnica.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Aquisição de conhecimentos avançados nas diferentes áreas do ciclo de estudos, complementares dos adquiridos em Mestrados no domínio da Física ou afins.
- Desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico.
- Desenvolvimento da capacidade de conceber, projetar e realizar autonomamente trabalho de investigação original, com a qualidade imposta pelos padrões internacionais.
- Desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente e sintetizar novas ideias e perspectivas.
- Desenvolvimento da capacidade de comunicação com os pares, com a restante comunidade académica e com a sociedade, na área de especialidade do estudante.
Saídas Profissionais
Os/As doutorados/as em Sociologia encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, em áreas relacionadas com a política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, gestão do património, ensino e administração escolar, emprego, saúde e cultura.
Prazos de candidatura para o ano letivo 2019/2020:
1ª Fase: 4 de fevereiro a 29 de março de 2019
2ª Fase: 1 de abril a 15 de julho de 2019
3ª Fase: 19 de agosto a 6 de setembro de 2019Propina anual: 2.000€