Instituições de Ensino:
Endereço
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
A Licenciatura em Comunicação Social e Cultural prepara os alunos para o desafiante mundo da comunicação. O curso é constituído por um conjunto de disciplinas essenciais para a compreensão do mundo contemporâneo e para o desenvolvimento de competências especificas nas diversas áreas de especialização.
Com uma taxa de empregabilidade de 97,6% – a mais alta taxa do país na área (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), o programa da Licenciatura está organizado em quatro campos disciplinares que funcionam em articulação, de modo a garantir a inter e transdisciplinaridade, fator que distingue o curso da FCH no mercado de trabalho.
Áreas de Especialização
- Media e Jornalismo: A imprensa, a rádio e a televisão operam em ambiente digital. A comunicação faz-se de forma global e para o mundo global, exigindo dos profissionais um conhecimento aprofundado teórico e prático sobre os mais diversos temas da atualidade, assim como uma capacidade de produção de informação isenta e qualificada.
- Comunicação, Marketing e Relações Públicas: Esta especialização tem como principal objetivo munir os alunos com ferramentas para o desenvolvimento da área da comunicação, marketing e relações públicas de organizações e empresas dos setores público ou privado.
- Comunicação Cultural e Turística: As Indústrias Culturais e Criativas são hoje encaradas como um dos sectores principais para o desenvolvimento do emprego e da riqueza de um país. Torna-se assim necessário formar profissionais com perfil adequado para a gestão da comunicação dos pelouros da cultura.
- Comunicação Audiovisual e Multimédia: Esta especialização tem como objetivo formar profissionais para a vertente crítica e para a vertente autoral, com a produção e desenvolvimento de conteúdos na área da imagem (fotografia, cinema, televisão, audiovisual e multimídia).
Enquanto o 1.º ano de Licenciatura é um ano de tronco comum, a partir do 2.º ano, os alunos podem escolher um programa especializado e flexível no qual irão abordar os principais temas e práticas profissionais de forma orientada e aplicada.