Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A coordenação deste Mestrado é partilhada entre três escolas da Universidade de Lisboa: Faculdade de Arquitetura (FA), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e Instituto Superior Técnico (IST), sendo a composição da Comissão Científica formada por dois docentes de cada uma das escolas responsáveis pelo curso.
O curso funciona rotativamente em cada uma das escolas. No ano letivo 2018/19 a coordenação do curso é da responsabilidade do IGOT, onde decorrerão as aulas das unidades curriculares obrigatórias.
Objetivos
O curso pretende dar resposta a uma procura efetiva e potencial por parte de técnicos no domínio do urbanismo, bem como visa fornecer formação avançada para os estudantes interessados na reflexão crítica e na prática do planeamento e da gestão do território. A relevância deste objetivo central só pode ser coerentemente atendida com uma abordagem integradora e inovadora às problemáticas territoriais e urbanas.
Saídas Profissionais
Proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e iniciativa. Os seus empregadores são os organismos públicos e privados de consultoria, ordenamento do território e planeamento estratégico, bem como as entidades de investigação.