Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Governação e Sustentabilidade são as ideias condutoras centrais deste Mestrado, operando como agregadoras da sua diversidade temática e natureza interdisciplinar. A estrutura curricular que é oferecida permite o contacto com a multidimensionalidade dos assuntos marítimos por via dos diferentes contributos disciplinares e metodológicos. Além de Unidades Curriculares das áreas científicas de Direito, Economia, Antropologia e Estudos Internacionais, o Mestrado oferece Unidades Curriculares de natureza metodológica com carácter obrigatório ou optativo.
O corpo docente e de conferencistas integra académicos e especialistas portugueses e estrangeiros, incluindo peritos e decisores políticos de alto nível.
Pretende-se, assim, oferecer uma estrutura abrangente, contribuindo para a formação de quadros qualificados e para o desenvolvimento da investigação científica sobre a governação do mar à luz dos princípios de um desenvolvimento sustentável.
Saídas Profissionais
O mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados com uma formação académica multidisciplinar, mas aprofundada, capazes de exercerem funções de decisão, execução ou análise nesta área.
A concretização destes objetivos é assegurada por um desenho do plano de estudos do Mestrado que, tanto no plano curricular como no das metodologias de ensino, garante o acesso dos mestrandos aos conhecimentos sobre os mais recentes avanços científicos, teóricos e técnicos no domínio do Mar, naquilo que é a sua governação e sustentação e permite ainda ganhos progressivos de autonomização dos alunos na realização daquelas aprendizagens.
Este mestrado prepara os estudantes para exercer as seguintes funções:
- Consultoria, coordenação de projetos, investigação;
- Profissionais em organizações internacionais, agências governamentais, entidades dos diversos níveis da administração pública, empresas e ONG em Portugal e em todo o mundo, nos mais variados contextos.