Instituições de Ensino:
Endereço
Estrada do Alto do Gaio 3515-776 Galifonge, Lordosa – Viseu Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A intervenção do fisioterapeuta ao nível do desporto assume cada vez maior importância na realidade nacional, não só ao nível do desporto federado, mas também de lazer.
O incentivo à prática de exercício e atividade física é uma das prioridades ao nível dos agentes políticos para os próximos anos. Assim, à medida que a participação em atividades desportivas ou de lazer aumenta, também a incidência de lesões associadas terá tendência para aumentar.
A prevenção de lesões envolve uma atuação nos três níveis de cuidados, onde o Fisioterapeuta deve intervir. A prevenção primária tem como objetivo evitar a ocorrência de lesões; a secundária, a promoção de uma recuperação total, de forma a evitar lesões associadas; e a intervenção terciária tem como objetivo evitar a repetição de lesões (Petridou, 2001).
Os fisioterapeutas são profissionais de primeiro contacto, inseridos numa equipa multidisciplinar, apresentando competências baseadas no raciocínio clínico e conhecimento da evidência atual, de forma a realizar um diagnóstico funcional e implementar um plano de intervenção na população em geral ou em grupos específicos (ER-WCPT, 2003).
De acordo com a Federação Internacional de Fisioterapeutas no Desporto (IFSP, 2000), a atuação do fisioterapeuta ao nível do desporto requer uma especialização, de forma a desenvolver comportamentos profissionais, nesta área de intervenção, sendo, por isso, necessário o desenvolvim
Tem 7 meses de duração.
Objetivos
O Curso de Especialização em Fisioterapia no Desporto tem como principal objetivo dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos, competências e recursos adequados a uma atuação global do atleta, desde a melhoria da performance e gesto técnico à prevenção e recuperação eficiente de lesões desportivas.
Este curso pretende desenvolver competências avançadas no treino desportivo, através da otimização da performance física e metodologia do treino, com o objetivo de restaurar a função e desempenho desportivo ótimo, em atletas de todas as idades e modalidades.
Saídas profissionais
Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto poderão desempenhar funções em clubes desportivos federados e não federados de todas as modalidades, ginásios e health-centers, bem como em clínicas privadas, atuando na promoção da performance desportiva, prevenção de lesões e retorno à atividade mais rápido e eficaz, na ocorrência de lesões desportivas.