Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Oferecido desde 1994 pelo Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, este doutoramento é, acima de tudo, um doutoramento em humanidades. Neste programa de pós-graduação não são tratadas questões ou escritas teses de uma só espécie. O entendimento da literatura enquanto forma de arte suscita problemas como a relação entre literatura e linguagem, literatura e interpretação, literatura e outras artes, literatura e conhecimento, literatura e política, literatura e teoria moral, literatura e teoria da acção, literatura e filosofia.
O curso de doutoramento é constituído pela frequência de seminários durante os quatro semestres iniciais. A conclusão desta componente lectiva depende da obtenção da classificação “aprovado” no Seminário de Investigação II. Concluído o curso de doutoramento, inicia-se o trabalho na tese, que consiste numa dissertação inédita original com o máximo de 75 mil palavras, demonstrando a capacidade de investigação autónoma dos candidatos. A tese deverá ser apresentada num máximo de dez semestres após a admissão no ciclo de estudos.
Desde a sua fundação, já foram defendidas quase cento e cinquenta dissertações e teses de mestrado e doutoramento. O Programa em Teoria da Literatura tem uma política aberta de difusão de trabalhos e por isso todas as dissertações e teses defendidas (menos aquelas subsequentemente publicadas em livro) estão disponíveis online.